Como deve saber, neste momento, a TSMC reina o mundo dos semicondutores com um autêntico punho de ferro, aliás, na verdade, as coisas estão tão no lado da gigante de Taiwan, que esta até consegue obrigar a Apple, uma outra gigante, a pagar (quase) qualquer preço, pelos seus chips mais avançados.
Porquê? É simples! Não existe rival no mercado… Pelo menos por enquanto!
TSMC está forte, mas vai ter de investir a sério!
Portanto, ao que tudo indica, para se manter à frente das rivais, mais concretamente da Samsung, a TSMC vai ter de voltar a investir forte e feio no avanço dos seus processos de produção, algo aparentemente normal, claro, mas… O mercado está a passar por uma fase complicada, com uma baixa muito significativa da procura, no lado do consumidor.
Isto significa que os maiores clientes da TSMC, como é o caso da Apple, NVIDIA, AMD, Qualcomm, etc… Vão reduzir encomendas, o que por sua vez, se irá refletir na entrada de dinheiro nos cores da gigante dos semicondutores, baseada em Taiwan.
Muito resumidamente, numa altura em que a TSMC deveria investir de forma mais ponderada, a verdade é que vai ter de continuar a estratégia de agressão, mas não perder o trono para a Samsung, que já anunciou processos de 2nm, e até mais baixos que isso, ou até para a Intel, que também está a investir forte e feio no avanço dos seus processos de produção, ao mesmo tempo que abre várias novas fábricas.
Para ter noção do que estamos a falar, a Samsung está a planear gastar 355 mil milhões de dólares no desenvolvimento de todo o negócio à volta das suas próprias linhas de produção, nos próximos 5 anos. Sim, leu bem… 355 ‘biliões’.
Entretanto, tanto a TSMC como a Samsung, estão a planear lançar o seu processo de 2nm em 2025.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!