Como deve saber, devido ao impacto da pandemia na produção de semicondutores, a nível global, a TSMC decidiu expandir um pouco os seus horizontes, o que claro está, incluiu um grande investimento por terras Norte Americanas, nomeadamente no Arizona.
No entanto, as coisas parecem estar a correr mal, e já existem adiamentos em cima da mesa.
TSMC está a ter problemas com a sua expansão!
Portanto, enquanto um projeto destes, na Ásia, demora cerca de 24 meses (2 anos), nos Estados Unidos, parece que a coisa já está a escorregar para os 30~36 meses (2 anos e meio ~ 3 anos).
Porquê? Aparentemente tudo se deve à falta de mão obra especializada para a fábrica em si, e aparentemente, também na aquisição de talento para a produção de semicondutores. Ao fim ao cabo, a TSMC não é a única gigante deste campo a recrutar no Arizona, e ao que tudo indica, a Intel é bastante mais apetecível, com ordenados mais apetitosos, e horários de trabalho mais leves.
Devido a tudo isto, o envio de material de produção tem um adiamento em cima, para para o primeiro trimestre do ano que vem. Isto quando o planeamento original apontava para o terceiro trimestre deste ano. Isto também significa que a produção apenas irá começar na segunda metade de 2024.
Entretanto, nem tudo são más notícias, visto que o investimento no Japão vai aumentar drasticamente de 7 mil milhões, para 8.6 mil milhões de dólares. O que por sua vez, na prática, significa um aumento de produção muito significativo nas linhas de 12 e 16nm. (Afinal de contas, nem todos os produtos têm de ser baseados nos processos mais avançados, como 7nm e 5nm).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O reinado da TSMC está para continuar? Ou esta dificuldade de expansão pode ter um preço a pagar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!