Ainda se lembra das dificuldades que a Intel teve nas suas linhas de produção, que a prenderam aos 14nm durante muitos e longos anos? Ou mais recentemente, das dificuldades da Samsung, que resultaram em SoCs demasiado quentes, ou em taxas de defeito incrivelmente altas? Uma situação que resultou num abandono da Qualcomm e NVIDIA, que por sua vez estavam a tentar fugir aos preços da TSMC pós-pandemia?
Pois é, enquanto muitas fabricantes continuam a ter de lidar com dificuldades, a TSMC continua o seu caminho, com os 3nm quase prontos para o prime-time, e pelos vistos, com o desenvolvimento daquilo que vem a seguir (2nm), bem encaminhado.
TSMC: É a loucura! 3nm já em 2022, 2nm em 2025
Num mundo normal, seria muito provável não fazer ideia de quem é a TSMC, ou do que faz. Aliás, no passado, as coisas já foram assim, os chips chegavam aos nossos aparelhos, e ninguém fazia ideia de onde vinham ou como eram feitos.
No entanto, hoje em dia, em que existe uma diferença tão grande na qualidade (e quantidade) de produção, toda a gente sabe quem é a TSMC, e que chips saem das suas linhas de produção. Ao fim ao cabo, é a parceira chave de produção da Apple, AMD, NVIDIA, Qualcomm, e hoje em dia, também da Intel.
Uma fabricante de semicondutores, que apesar de um aumento massivo em todas as linhas, continua com mais clientes do que oferta. Sabe porquê? Porque o desenvolvimento nunca para!
Sendo exatamente por isso que vários processos de nova geração acabaram por ser antecipados, como é o caso dos 3nm, que já estão prontos para a produção em massa, e também os 2nm, que ao que tudo indica, vão estar prontos, o mais tardar, em 2025.
A TSMC não para de crescer! O que parece positivo… Mas… Não seria uma boa notícia, ver uma Samsung realmente competitiva, para os preços baixarem, e assim termos produtos mais competitivos no mercado?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!