A TSMC domina o mundo da produção de chips, o que é interessante, mas é também negativo para a indústria. Isto porque, ter uma única entidade a mandar num mercado tão importante como este acaba por ser negativo para as carteiras dos consumidores. Mas o problema não fica só por aí! Visto que, além do domínio da TSMC neste importantíssimo mercado, a esmagadora maioria da sua produção acontece em Taiwan, que como deve saber, não é de todo uma das regiões mais estáveis do mundo no campo geopolítico.
É por isso que tem existido um esforço para dispersar a produção da gigante dos chips. Mas, até aqui existem problemas… É muito mais caro!
TSMC: Chips feitos fora de Taiwan são (muito) mais caros!
Portanto, as linhas de produção da TSMC no Arizona (Estados Unidos), que estão focadas nos 4nm, vão começar a ajudar o stock de chips global, de forma massiva, já a partir do segundo semestre de 2025.
Com vários clientes importantes já de mãos estendidas à espera… Como são os exemplos da Apple, NVIDIA, AMD, Qualcomm e MediaTek.
Porém, há um problema grave. Além do facto de a TSMC não querer levar os seus processos mais avançados (2nm e 3nm) para fora do seu próprio território, pelo menos para já. Este processo de 4nm é 30% mais caro, comparativamente às mesmíssimas linhas de Taiwan.
Isto porque a cadeia de distribuição é muito mais fraca nos Estados Unidos, especialmente no lado dos materias críticos para a produção e estabilização das linhas.
Isto é algo que vai obviamente ver-se refletido nos preços dos produtos finais, a não ser que existam subsídios para manter os preços ao mesmo nível dos praticados em Taiwan. Temos de esperar para ver como a administração de Trump vai lidar com o problema.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!