TSMC 3nm: Desgraça da AMD e NVIDIA? Sorte para a Intel!

Ao que tudo indica, apesar de ser a fabricante de semicondutores mais avançada à face da terra, parece que a TSMC está com alguns problemas nas suas inovadoras linhas de 3nm. Quem avança com a informação é o DigiTimes, que neste campo, tem sempre algumas informações bastante interessantes.

Dito tudo isto, se os problemas forem reais, e de difícil resolução. É muito provável que os planos da AMD e da NVIDIA sejam significativamente afetados. Ao mesmo tempo, isto também pode significar uma oportunidade brutal para a Intel!

TSMC 3nm: Problemas? Desgraça da AMD e NVIDIA? Sorte para a Intel!

7nm, tsmc

Ao que tudo indica, da mesma forma que a Samsung está a sofrer com maus yields nas suas linhas de 4nm (uma grande taxa de defeito), a TSMC está a passar por problemas muito similares nas suas linhas de nova geração, de 3nm.

O que muito provavelmente, deu azo ao lançamento do processo N3E! Que apesar de ser baseado em muita da tecnologia das linhas de 3nm. É um processo mais ‘leve’ e por isso, com menos performance para oferecer.

Dito isto, com a Intel finalmente afinada no desenvolvimento e lançamento de processos de produção… Tudo indica que existe aqui uma boa oportunidade para fazer peito às rivais! Ao fim ao cabo, o processo Intel 4 (7nm, mas com a mesma densidade e performance que o processo de 4nm da TSMC), está pronto para fazer das suas a partir do segundo trimestre de 2022.

Um processo, que na verdade, não é apenas para uso próprio! A Intel quer começar a vender parte da sua capacidade de produção, transformando-se assim numa rival real à TSMC e à Samsung.

Em suma, se por ventura a TSMC tropeçar, o que parece agora provável, e a AMD e NVIDIA forem obrigadas a abandonar o processo de 3nm, para potencialmente apostarem nos atuais 4nm. Isto poderá significar que a Intel tem uma oportunidade de ouro para recuperar o seu atrasado no mundo da produção, angariar alguns clientes, ganhar mais dinheiro, que potencialmente pode investir na sua nova grande aposta no mundo da produção.

Engraçado como as coisas funcionam não é verdade? Ao fim ao cabo, depois de vários anos “presa” aos 14nm. A Intel parece estar agora em forma, para recuperar todos os atrasos em 1 ou 2 anos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha da recuperação da Intel? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também