TSMC 2nm – A procura vai ser ainda maior! (e mais cara)

O encarecimento do mundo tecnológico não se deve apenas aos impactos da pandemia, das crises de produção, etc… Está muito relacionado com o facto de nenhuma outra fabricante de chips conseguir acompanhar a TSMC dentro da indústria, que aos poucos, começa a dominar todo o mercado com os seus produtos.

Dito isto, como a TSMC é a fabricante mais procurada, pode pedir os preços que quiser pela sua capacidade de produção. Algo que já anda a fazer há alguns anos, e apenas deverá continuar a fazer no futuro. Afinal, a vantagem competitiva vai continuar a ser a mesma.

Aliás, é exatamente por isso que a Apple paga quantidades quase absurdas de dinheiro para ter acesso exclusivo aos processos de produção mais recentes da gigante da produção de chips de Taiwan.

TSMC 2nm – A procura vai ser ainda maior! (e mais cara)

Portanto, enquanto a TSMC continua a liderar o mercado com as suas linhas de produção de 5nm, 4nm e 3nm, tudo indica que a procura pelo seu novo processo de produção de 2nm vai ser ainda maior! Com mais empresas a querer entrar no comboio da TSMC nas suas próximas gerações de produtos.

Assim, enquanto a TSMC já foi capaz de aproveitar a sua liderança de mercado ao aumentar os preços das suas linhas de 5nm, 4nm e 3nm, tudo indica que o aumento da procura relativamente às linhas de 2nm vai fazer com que os preços aumentem ainda mais. Uma má notícia para os consumidores!

tsmc 2nm - a procura vai ser ainda maior! (e mais cara)

Assim, apesar do facto de os processos de 5nm (4nm incluído) e 3nm parecerem dominar a tendência atual. Tudo indica que os 2nm, quando chegarem ao mercado, vão ocupar uma quota de mercado superior a estes 52%. O que claro está, se deve a novos investimentos feitos por parte da TSMC, que vão resultar em novos locais de produção, e como tal, em muito mais produto para distribuir por todo o mundo.

Entretanto, enquanto tudo indica que a TSMC tem tudo para continuar a liderar o mercado, a Samsung já começou a produção de chips de 2nm, e já está a apostar em linhas de 1.4nm. Além disso, tudo indica que a gigante Sul-Coreana está também em conversações com a Intel para ganhar um novo alento neste mercado.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que o mercado tem de se afastar das soluções mais avançadas e mais caras do mercado, de forma a controlar os preços? Partilhe connosco a sua opinão na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também