Não seja enganado! Estes truques não protegem a sua rede Wi-Fi! 

Existem muitas coisas que podem ajudar a proteger o seu router e claro está a sua rede sem fios. No entanto há muitas outras que apesar de parecer que podem ajudar não fazem absolutamente nada. Assim estes truques não fazem nada pela segurança do seu router nem da sua rede Wi-Fi!

Não seja enganado! Estes truques não protegem a sua rede Wi-Fi!

Esconder o nome da sua rede Wi-Fi

Esta é uma dica muito popular mas infelizmente é pouco eficaz. À primeira vista, desligar a transmissão SSID do seu router parece colocá-lo numa espécie de modo invisível. No entanto não é bem isso. Na realidade, desligar o SSID não faz nada e apenas esconde a sua rede de pessoas que não teriam as competências necessárias para entrar na sua rede. E, pior ainda, apenas torna inconveniente a utilização da sua própria rede doméstica.

Embora não haja nada de errado em alterar o SSID da sua rede Wi-Fi como parte de uma atualização geral das suas definições de configuração e segurança, não vai fazer muito. Isto porque quem estiver atento não se deixará enganar e conseguirá sempre encontrar a sua rede.

Filtros de endereços MAC

Os endereços MAC (Media Access Control) são endereços únicos atribuídos aos controladores de interface de rede. O endereço MAC existe desde os primórdios da Ethernet. Muitos routers suportam uma lista branca de endereços MAC (apenas os endereços que podem ligar-se) e uma lista negra (estes dispositivos nunca podem ligar-se). A filtragem de endereços MAC nunca foi uma grande medida de segurança, porque é fácil falsificar endereços MAC. É uma ferramenta ainda menos útil agora que tantos dispositivos, como telemóveis e computadores portáteis, geram automaticamente os seus endereços MAC para aumentar a privacidade do utilizador.

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Portanto, não vale a pena usar a filtragem de endereços MAC para proteger a sua rede doméstica.

Desativar a atribuição de DHCP

O seu router tem uma função chamada DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Todos os dispositivos que se ligam à rede sem fios e às portas Ethernet físicas no router recebem automaticamente um endereço de rede atribuído sem qualquer esforço da sua parte.

Ora muitas pessoas referem que a desativação do servidor DHCP torna a sua rede mais segura. Na melhor das hipóteses, pode atrasar um atacante em alguns minutos. Mas a contrapartida é que atrasa um atacante teórico por alguns minutos em troca de atrasar o seu fluxo de trabalho por muitos e muitos minutos durante o tempo de vida da rede.

Utilizar uma palavra-passe Wi-Fi demasiado complexa

Utilize uma boa palavra-passe para o seu router Wi-Fi. Não utilize o seu nome, o nome do seu cão, “password”, “qwerty1234” ou outras palavras-passe fracas ou fáceis de adivinhar.

Mas, a não ser que utilize uma palavra-passe tão curta e fraca que uma criança a consiga adivinhar, a sua rede Wi-Fi provavelmente não será comprometida devido ao comprimento da sua palavra-passe (mas sim devido a vulnerabilidades no hardware, firmware ou norma de encriptação utilizada). Assim mesmo com a palavra passe mais difícil do mundo, as pessoas ainda poderão conseguir entrar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também