Atenção: estes truques transformam o seu micro-ondas!

O micro-ondas é um grande aliado sobretudo quando necessitamos de cozinhar algo com toda a rapidez. No entanto nem sempre tiramos o melhor partido dele. De facto, existem muitos truques que transformam o seu micro-ondas. Assim vai conseguir tirar o máximo partido dele!

Atenção: estes truques transformam o seu micro-ondas!

Com os truques que vamos referir a seguir vamos conseguir fazer coisas com o nosso micro-ondas que não julgávamos possível. Sobretudo porque a comida vai ficar mais deliciosa do que nunca. É realmente uma boa notícia!

Achate os alimentos e espalhe-os para uma cozedura mais uniforme

É tentador empilhar a comida no seu prato, mas isso pode significar que o meio da sua comida cozinha mais lentamente do que as extremidades. Especialmente se o seu micro-ondas não for muito bom a distribuir o calor uniformemente.

folha de alumínio no microondas, evite micro-ondas, microondas lugar errado, o seu micro-ondas, o seu micro-ondas

A verdade é que as micro-ondas não penetram muito na sua comida – funcionam aquecendo primeiro as camadas exteriores dos alimentos, que depois transferem a energia para o centro.

Espalhar os alimentos de forma mais fina e uniforme deve ajudá-lo a evitar que as refeições fiquem frias no meio e estaladiças nas extremidades. Além disso, a maior área de superfície pode acelerar o processo de cozedura.

Se possível, disponha os alimentos em círculo e coloque os pedaços mais grossos na borda do prato para ajudar a cozinhar de forma mais uniforme e evitar os pontos frios.

Seja paciente e deixe a comida repousar

É tentador comer o seu jantar assim que o temporizador se desliga, mas deixar a comida repousar durante alguns minutos depois de o micro-ondas parar é uma parte importante do processo de cozedura.

o seu micro-ondas

O micro-ondas aquece de fora para dentro. Depois de o micro-ondas parar, o calor continua a espalhar-se para o centro. O tempo de espera permite que o centro termine de cozinhar, sem que o exterior se queime ou seque.

Siga as instruções dadas para os tempos de espera. Regra geral, deixe 2 a 3 minutos de tempo de espera para refeições empratadas, 5 minutos para batatas e 10 a 15 minutos para alimentos mais densos, como charcutaria.

Atenção à forma do prato

A forma do seu prato pode afetar a uniformidade com que os alimentos cozinham. Os alimentos nos cantos dos recipientes quadrados ou retangulares tendem a receber uma dose mais concentrada de energia do micro-ondas, o que pode deixar a refeição seca e demasiado cozinhada.

Por isso, da próxima vez que aquecer uma grande caçarola ou um chilli, opte por um prato circular ou oval para uma cozedura mais uniforme. E se estiver a reaquecer um recipiente de comida, considere colocá-lo num prato ou num recipiente redondo.

Verifique o nível de potência

Evite a tentação de aumentar a potência para o nível mais alto numa tentativa de chegar ao seu jantar mais rapidamente. Cozinhar certos alimentos na potência máxima pode secá-los ou queimar o exterior antes de o centro estar pronto.

Utilize a definição mais alta para aquecer alimentos com um elevado teor de água, como sopas, ou para cozinhar alimentos densos, como carne picada ou legumes

Reduza a potência quando reaquecer refeições prontas, restos de comida e alimentos que requerem uma cozedura mais lenta, como caçarolas ou carne.

Níveis de potência do micro-ondas e para que os deve utilizar

ALTO (800W+)

Aquecer bebidas ou sopas. Cozinhar legumes, aves e peixe, carnes picadas e tenras.

MÉDIO ALTO (600-800W)

Reaquecer refeições prontas e restos de comida, cozinhar caçarolas ou guisados

MÉDIO (400-600W)

Cozinhar lentamente carnes mais secas, como fiambre ou carne de porco, juntas maiores de carne ou aves ou peixe inteiros

BAIXO (100-400W)

Descongelar, amolecer manteiga, aquecer pão ou manter os alimentos quentes

Conheça os tempos do seu micro-ondas

Existem grandes diferenças no tempo que os micro-ondas demoram a aquecer os mesmos alimentos. Alguns demoram o dobro do tempo que outros para aquecer os alimentos à mesma temperatura, mesmo quando utilizados na mesma potência.

microondas em perigo

Se estiver a utilizar um micro-ondas que nunca utilizou antes, programe o temporizador para um pouco menos do que o tempo de cozedura recomendado e aumente o tempo se os alimentos ainda não estiverem cozinhados.

Cubra os seus alimentos

Cobrir os alimentos evita salpicos de comida e faz com que os alimentos saiam mais saborosos. O vapor retido ajuda a reter a humidade e a impedir que os alimentos sequem, além de acelerar o processo de cozedura.

Utilize uma tampa para cozer a vapor no micro-ondas ou película aderente segura para micro-ondas. Certifique-se apenas de que existe uma abertura ou orifício para o vapor sair.

Divida os alimentos

Como os micro-ondas aquecem primeiro as camadas exteriores dos alimentos, pode demorar algum tempo até que o calor chegue ao meio deles. Se estiver a cozinhar uma grande quantidade de alimentos, pode ser mais rápido dividi-los em vários pratos mais pequenos em vez de os aquecer num só prato grande.

Entretanto alguns micro-ondas perdem potência se aquecer vários pratos seguidos, pelo que poderá ter de colocar pratos sucessivos durante um pouco mais de tempo de cada vez.

Atenção à descongelação

Se os seus alimentos pesarem mais de 500 g, vire-os pelo menos duas vezes durante a descongelação. Alguns micro-ondas vêm com programas de descongelação automática que emitem um sinal sonoro para o avisar quando deve virar a comida, por isso não há desculpa para um peito de frango parcialmente congelado e parcialmente frito!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também