Um truque simples para impedir a formação de condensação no interior dos vidros das janelas tornou-se viral nas redes sociais. No entanto, um especialista avisou que pode estar a fazer mais mal do que bem. De facto, o mais recente truque viral no TikTok pode deixá-lo muito doente!
No TikTok, as pessoas têm testemunhado como o truque do detergente líquido impede a formação de condensação nas janelas. O truque consiste em aplicar uma fina camada de detergente líquido num pano de microfibras seco que é depois passado nas janelas.
Depois de ter sido testado por numerosas pessoas, está agora a ser pedido a todos que deixem de utilizar este truque. Embora eficaz, um especialista advertiu que poderia causar danos graves à sua casa e ter um impacto negativo na sua saúde.
No caso deste truque viral do TikTok a humidade foge para outro lado
Embora os vídeos mostrem claramente que não há condensação, o que não mostram é que a humidade que se teria formado nessas janelas foi agora para outro lado. De facto, a humidade pode infiltrar-se nas paredes e no teto, o que pode levar a um perigoso crescimento de bolor.
Para além da questão da humidade os instaladores e fabricantes de janelas desaconselham a utilização de detergente líquido nas janelas. Tudo devido aos potenciais danos nas juntas de borracha.
Os vidros duplos com falhas podem provocar o desenvolvimento de humidade entre as tintas da sua janela, causando o embaciamento do vidro e o desenvolvimento de bolor.
Seja como for, o que importa reter é que se está a usar detergente líquido nas suas janelas para evitar a condensação, tem de parar imediatamente. Há alternativas melhores e mais seguras que não prejudicam a sua casa nem a sua saúde.
Para combater eficazmente a condensação, é fundamental lidar com a humidade existente. Uma das melhores formas de eliminar com segurança a humidade nas suas divisões é utilizar um desumidificador.
Embora reconheça que não seja barato, os desumidificadores podem reduzir significativamente a humidade e o risco de bolor.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!