As fritadeiras de ar quente são sem dúvida um bom investimento, tanto para a sua saúde como para a sua carteira. Logo à partida utilizam uma quantidade mínima de óleo e o seu corpo vai agradecer. Depois gastam muito menos do que um forno tradicional e outros equipamento semelhantes. Entretanto se conseguir tirar o maior partido dela, ainda mais se vai surpreender com o resultado final. Por exemplo, há um truque para a Air Fryer que é melhor do que o papel de alumínio!
Há um truque para a Air Fryer melhor que papel de alumínio!
Se não utilizar qualquer óleo, o que cozinhar pode colar-se ao cesto. O melhor a fazer é arranjar uma forma de silicone com a forma e a capacidade da sua Air Fryer. Mas se não tiver uma, pode fazer outra coisa e a sua Air Fryer vai ficar sempre como nova.
Um dos poucos aborrecimentos na utilização de uma fritadeira de ar quente é o problema da aderência dos alimentos. Isto quer se esqueça simplesmente de adicionar um pouco de óleo ou subestime a quantidade necessária. Mesmo que tome todas as precauções necessárias, mais cedo ou mais tarde, vai dar por si com os alimentos colados ao cesto após o fim do ciclo de cozedura. E, por vezes, o óleo de cozinha não pode fazer muito para o evitar.
Tendo isto em mente, existe uma solução resistente ao calor sob a forma de papel vegetal ou de papel pergaminho. Habitualmente utilizado para forrar tabuleiros, o papel vegetal pode suportar temperaturas superiores a 200°C. Esta é normalmente a temperatura máxima numa fritadeira de ar quente. Entretanto evita que os alimentos se colem e facilita muito a limpeza.
Muitas vezes, pode até encontrar forros de papel vegetal com formas especiais, feitos especificamente para forrar fritadeiras de ar quente. É certamente um dos artigos mais úteis, pois basta pulverizar 1-2 vezes com óleo e está pronto.
Se não tiver pode usar papel de alumínio?
Pode mas não deve. Tenha sempre cuidado para que o papel de alumínio não se solte dentro da fritadeira, pois se entrar em contacto com o elemento de aquecimento da Air Fryer, pode provocar um incêndio. Na realidade, o papel vegetal é uma solução muito mais segura.