Donald Trump está a cumprir as últimas horas como presidente dos Estados Unidos! No entanto, parece que as está a aproveitar ao máximo para mandar umas últimas ‘facadas’ à sua grande rival China, o que claro está, inclui a Huawei.
Trump está de saída, mas houve tempo para mais uma facada na Huawei
Portanto, como deve saber, no último ano e meio, a Huawei tem sido o saco de pancada preferido de Donald Trump. Afinal de contas, desde que o seu nome chegou à Entity List, a gigante Chinesa já perdeu acesso aos serviços da Google, já perdeu relações negociais com parceiros chave, e até perdeu acesso às muito importantes linhas de produção da TSMC… Ainda assim, a fabricante de smartphones que até conseguiu chegar à primeira posição do mercado durante o ano de 2020, manteve-se de pé, a algum custo.
Por isso, não satisfeito, Donald Trump tem aproveitado os seus últimos dias de trono para enfraquecer ainda mais a Huawei. Afinal de contas, várias fornecedoras de serviços e componentes acabaram de receber um aviso de que a sua licença irá ser removida nos próximos dias. Para ter noção da gravidade, uma destas parcerias é a Intel.
Entretanto, a Huawei e Intel decidiram não comentar o assunto, e ao que tudo indica, o Departamento do Comércio Norte Americano também prefere ficar em silêncio. Contudo, várias fontes apontam para pelo menos 8 licenças retiradas, o que claro está, irá ter impacto na vida da Huawei no mercado tech.
Entretanto, Joe Biden deverá tomar posse no dia 20! Muitos especialistas apostam que o ataque a China poderá mudar um pouco, mas não deverá deixar de existir. Por isso, estas medidas (como as tarifas às importações) poderão nunca ser removidas pela nova administração.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.