No mundo da tecnologia móvel e da fidelidade visual em ecrãs modernos, o iPhone é o melhor. Com o recente lançamento do mais recente iPhone 15, é provável que queira tirar o máximo partido do seu ecrã Super Retina XDR. Assim poderá ter dúvidas sobre determinadas definições de ecrã do dispositivo, como o True Tone. Assim vamos dizer-lhe o que é o True Tone no iPhone 15 e se vale a pena utilizar.
O que é o True Tone no iPhone e veja se vale a pena utilizar
O True Tone é uma definição de visualização. Assim pretende utilizar a tecnologia mais sofisticada do iPhone 8 e superior para corrigir automaticamente as cores que aparecem no ecrã. No entanto, alguns queixam-se de que reduz a fidelidade e a qualidade visual. Pior ainda, outros especulam que esgota a bateria do iPhone mais rapidamente.
Se investigou as opções de visualização no seu iPhone e estava a pensar no que era o True Tone e se o devia ativar ou desativar, provavelmente não está sozinho.
O que é o True Tone no iPhone?
O True Tone é uma definição em muitos dispositivos Apple. Como tal, ajusta a cor do ecrã do iPhone para corresponder à luz ambiente de onde está. Ativado por predefinição, o True Tone utiliza sensores avançados no iPhone. Isto para ajudar a misturar a intensidade da cor do ecrã com o ambiente circundante. Tudo com o objetivo de ser menos agressivo para os olhos do utilizador. Para tal, ajusta o equilíbrio de brancos do ecrã de forma a corresponder à luz circundante, para um aspeto mais natural.
Mais especificamente, diferentes fontes de luz têm diferentes temperaturas de cor, uma vez que a maioria das luzes não projecta uma luz puramente branca. Quer se trate de uma luz emitida por uma vela, luz fluorescente ou luz solar, o True Tone recolhe informações do ambiente envolvente. Depois ajusta automaticamente o ecrã para corresponder a qualquer fonte de luz que esteja à sua volta.
O True Tone está disponível numa vasta gama de dispositivos Apple, incluindo o iPhone 8 e modelos posteriores, o iPhone SE de 2ª geração e posteriores, bem como o iPad de 9ª geração e modelos mais recentes. A lista completa de dispositivos compatíveis pode ser consultada no sítio Web da Apple.
Deve utilizar?
Alguns utilizadores que não tenham um olho apurado para os efeitos visuais podem não reparar que o True Tone está ativado nos seus dispositivos, uma vez que se destina a misturar-se e a ser imperceptível. Em termos de aspectos positivos, o True Tone destina-se a reduzir a fadiga ocular, misturando melhor os efeitos visuais do ecrã do iPhone com o ambiente e pode fazer com que as imagens pareçam mais naturais pelas mesmas razões.
No entanto, algumas pessoas consideram que o True Tone reduz a fidelidade visual dos vídeos e fotografias visualizados no iPhone. Embora isto não seja verdade (o True Tone não ajusta a resolução ou a qualidade visual), a definição ajusta as cores do ecrã. Isto pode ser entendido como uma redução da vibração.
Também é provável que, tal como qualquer outro processo no iPhone, o True Tone utilize uma parte do processamento e da energia da bateria. Isto embora as diferenças sejam muitas vezes insignificantes, tal como demonstrado pelo mito de que a redução do ponto branco do iPhone proporciona uma duração ilimitada da bateria. De facto, existem formas muito melhores de aumentar a duração da bateria do iPhone, como reduzir o brilho do ecrã ou utilizar o modo de baixo consumo.
Como desativar
Se quiser testar o seu dispositivo para ver se tem um melhor desempenho sem o True Tone ligado ou se quer ver se gosta mais do aspeto dos vídeos e fotografias, felizmente, é muito fácil desligar a definição de ecrã activada automaticamente. Para desativar o True Tone no iPhone:
Aceda ao menu Definições. Toque em Ecrã e brilho. Desloque o True Tone para a esquerda para o desativar.
Naturalmente, para voltar a ativar o True Tone, navegue até às definições de Ecrã e Brilho e desloque o True Tone para a direita.
Nesta secção, também pode ajustar outras definições de brilho para o seu telefone ou utilizar o Modo escuro, que foi concebido para tornar o ecrã menos cansativo para os seus olhos. O Modo Noturno é outra definição que coloca as cores do ecrã no lado mais quente do espetro, o que pode ajudar a evitar qualquer cansaço visual desnecessário.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!