Com o acalmar da pandemia as trotinetes elétricas estão rapidamente a voltar ao ativo, embora sejam necessários alguns cuidados extra. Dito isto e caso não voltemos ao confinamento forçado, a aposta vai aumentar e a Bolt, corrente da Uber, até lançou uma nova trotinete no início do mês de maio e claro um novo serviço.
Trotinetes elétricas vão passar a ser controladas remotamente!
Embora sejam muito úteis por vezes as trotinetes causam alguns problemas, tudo por culpa dos utilizadores. Têm poucos cuidados e deixam-nas em qualquer lado, muitas vezes impedindo a passagem de outros veículos ou pessoas com necessidades especiais. Isto quando não as atiram ao rio como infelizmente se vê no Parque das Nações. Ora para impedir que estes veículos fiquem espalhados por aí, e não só, uma empresa americana desenvolveu a próxima geração de trotinetes que tem uma característica muito interessante.
Logo à partida vai acabar com a necessidade de “multar” as pessoas por deixarem as trotinetes em qualquer local. O projeto é apoiado por três empresas. A Go X que fornece a trotinete e opera o serviço. Depois temos a Tortoise que trata do sistema de controlo à distância. A terceira é a Curiosity Labs, uma incubadora localizada em Peachtree Corners, nos Estados Unidos. Estas empresas acreditam que o serviço, apresentado desta forma, é o futuro da mobilidade partilhada.
Na verdade, não são trotinetes autónomas que nos levam para todo o lado.
Os controlos remotos só são, para já, utilizados se houver necessidade. Dito isto, uma equipa de funcionários utiliza os comandos para mover as trotinetes pelos mais variados locais e até onde a solicitação for feita. Além disso, o controlo remoto também pode ser usado para mover a trotinete para uma área de estacionamento designada, onde há funcionários que a desinfetam.
O novo veículo parece ser um pouco mais volumoso que as trotinetes eletrónicas comuns, pois há umas rodinhas de suporte extra (parecidas com as das bicicletas de treino) que garante que as outras duas rodas estão estáveis quando o veículo for conduzido remotamente.
De facto, este parece um excelente sistema para redistribuir as trotinetes pela cidade, sem ter de se esperar que venham as equipas para o fazerem manualmente. Para além disso, vai permitir poupar muito gasóleo nessas mesmas carrinhas.
Infelizmente não se sabe quando é que estas novas trotinetes vão chegar cá. No entanto, considerando que já estão a ser usadas ativamente nos Estados Unidos, não deverá levar muito tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!