Trocar peças do computador vai ficar muito mais fácil!

Ter um PC feito à nossa medida é incrível, porque não só temos performance para tudo aquilo que realmente queremos e precisamos, como até o seu aspeto está mesmo na maneira que nós gostamos. Além disso, se for preciso, podemos mudar ou acrescentar componentes, para prolongar a vida da máquina durante mais alguns anos.

Porém, esta parte da mudança de componentes não é assim tão simples quanto isso, porque a grande maioria da população morre de medo de abrir um computador. É exatamente por isso que a indústria está a tentar mudar o paradigma, ao simplificar toda a situação.

Trocar peças do computador vai ficar muito mais fácil!

avariar o PC

Atenção! Aqui não estamos a falar daqueles projetos que gostavam de transformar o PC numa máquina completamente modular. Ao instalar componentes dentro de “caixinhas” como se fosse um Lego.

A ideia aqui é contar com os mesmos exatos componentes de sempre! Porém, agora com uma motherboard mais inteligente, e mais preparada para ser tocada por utilizadores inexperientes.

Dito tudo isto, em uma primeira fase, vamos ver algumas fabricantes como a ASUS e MSI, a melhor mecanismos de instalação de componentes PCIe. Como é o exemplo das placas gráficas e SSDs M.2 NVMe.

Mais concretamente, no caso de um qualquer SSD, vai deixar necessário mexer em parafusos, com a introdução de um mecanismo que funcionar a partir de um simples botão na parte de trás da drive. Entretanto, no lado das Placas Gráficas, o mecanismo já é um botão, agora melhorado, para avisar o utilizar se está “On” ou “Off”. Isto para evitar que consumidores inexperientes façam demasiada força para tirar o componente da placa-mãe. No caso da ASUS, para tirar uma placa gráfica, a única forma de o fazer é tirá-la a partir da traseira, para também evitar fazer demasiados esforços na ranhura PCIe.

Este tipo de mecanismo vai chegar ao mercado ainda em 2024, com muitos mais modelos, provavelmente mais baratos, a adotar estratégias similares em 2025.

Ao longo do tempo, é esperado que outras melhorias cheguem ao mercado, para que este tipo de produto fique mais apelativo para o utilizador casual.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também