Trocar o pneu do carro pode parecer uma tarefa simples. No entanto, mesmo que tenha tudo o que é necessário para realizar esta tarefa com sucesso são necessários alguns cuidados. Um erro aparentemente pequeno pode resultar em danos ainda maiores para o seu veÃculo. Mesmo que não parta nada, há ainda a questão de tornar as coisas mais difÃceis para si do que é necessário. Ter um pneu furado já é suficientemente stressante – não precisa de agravar esse stress fazendo algo que acha que ouviu o seu pai dizer-lhe para fazer uma vez.
Estes erros deixam-no em perigo se for trocar o pneu do carro!
Não ter um pneu sobresselente
Uma grande caraterÃstica dos automóveis que parece ter desaparecido nas últimas décadas é o pneu sobresselente de tamanho normal. Antigamente, os automóveis vinham com um quinto pneu do mesmo tamanho que os outros, para que pudesse continuar a sua viagem exatamente como tinha planeado. Com o passar do tempo, este pneu foi retirado em favor de um pneu sobresselente mais pequeno que apenas suportava velocidades mais lentas. Existia praticamente apenas para o levar a uma oficina, mas, atualmente, muitos carros são concebidos sem qualquer tipo de pneu sobresselente.
Cerca de 30 por cento dos carros novos vendidos não têm qualquer pneu sobresselente. Isto é feito por várias razões, tais como a redução do peso total do veÃculo para aumentar a economia de combustÃvel. Melhorar a quilometragem é uma coisa, mas se der por si na berma da autoestrada sem um pneu sobresselente, vai desejar ter comprado um carro com algum espaço extra para colocar um pneu adicional. Quando for comprar um carro novo, talvez valha a pena considerar se há um pneu sobresselente ou se não há problema em chamar alguém para o rebocar para uma oficina.
No caso de não haver espaço para um pneu sobresselente, é aconselhável ter à mão um kit de reparação de furos. Estes kits podem reparar pequenos danos até ao ponto em que pode, pelo menos, conduzir alguns quilómetros até uma oficina. Não servem de muito para danos mais extensos ou para um furo diretamente na parede lateral. Em qualquer dos casos, seria bom ter um Plano B à mão e saber a quem telefonar, porque ter um pneu furado é geralmente uma questão de quando – e não de se. Seja como for é uma boa alternativa a ter de trocar o pneu.
Trabalhar antes de garantir um espaço seguro
Muitas pessoas conhecem a dor de cabeça que surge imediatamente quando se está a conduzir e se começa a ouvir o som de um pneu furado. Quando isso acontece, é fundamental manter a cabeça fria e não entrar imediatamente em pânico. O seu carro deve estar bem, uma vez que deve sair gradualmente e em segurança da estrada para poder parar o veÃculo e mudar o pneu. No entanto, é do seu interesse não trocar o pneu simplesmente na berma de uma autoestrada, especialmente se o pneu furado em questão estiver mais próximo do tráfego em sentido contrário.
Não vale a pena pôr em risco a sua própria segurança e bem-estar para tentar mudar um pneu. Se for possÃvel, o ideal é sair completamente da autoestrada. Um parque de estacionamento é um local ideal, mas há sempre a possibilidade de isso não ser possÃvel, dependendo da sua localização. Seja como for, o ideal é afastar-se o mais possÃvel dos carros em excesso de velocidade. No caso de ter de estacionar na berma de uma rua ou num canteiro central, tente fazê-lo num troço reto da estrada. Estacionar junto a uma curva coloca-o em risco de outro carro não o ver até ser demasiado tarde.
Trocar o pneu numa inclinação
Afastar o veÃculo do trânsito em sentido contrário não é a única consideração a ter quando se procura um bom local para mudar um pneu. Também deve evitar efetuar esta tarefa em qualquer tipo de declive. Mais uma vez, trata-se de uma questão de segurança, uma vez que uma inclinação representa um risco de o carro cair do macaco. Pode danificar ainda mais o carro ou ferir-se gravemente se algo não estiver onde deveria estar.
Qualquer pessoa que se encontre numa colina com um pneu furado pode querer considerar encher o pneu apenas o suficiente para o conduzir numa área nivelada, de modo a não danificar a jante. Outra boa dica é colocar calços atrás dos pneus (ou à frente, dependendo se o declive é a subir ou a descer).No entanto, só deve utilizar calços quando o declive tiver um ângulo de 10 graus ou menos. Se for mais Ãngreme do que isso, o carro pode muito bem rolar por cima do calço.
Em geral, a sua melhor aposta é simplesmente evitar completamente as inclinações quando trocar de pneus. Também é importante lembrar-se disto, mesmo que esteja apenas a trabalhar no carro na sua própria entrada, se houver algum tipo de inclinação.
Utilizar um ponto de macaco incorreto
Se quiser estar pronto para trocar um pneu furado, deve considerar manter um macaco de chão e um suporte de macaco no seu veÃculo. O macaco de chão eleva o seu veÃculo para dentro do carro, para que possa efetuar uma série de tarefas debaixo dele, e o suporte de macaco oferece um maior apoio para garantir que o veÃculo não rola. No entanto, com estes dois dispositivos, é necessário certificar-se de que não está a levantar o carro de qualquer sÃtio.
Todos os automóveis têm determinados pontos de elevação onde é possÃvel levantar o veÃculo sem danificar a carroçaria ou colocá-lo em risco de capotar. Estes pontos diferem de um veÃculo para outro, pelo que deve consultar o manual do proprietário para ver onde se encontram esses pontos no seu modelo especÃfico.
Por fim, escusado será dizer que não deve comprar um suporte de macaco barato, pois pode ser um desastre à espera de acontecer. Certifique-se de que o seu suporte de macaco pode suportar o peso total do seu veÃculo. Se o suporte só aguentar 4.000 libras, não vai querer colocar um carro mais pesado do que isso.
Não apertar corretamente as porcas das rodas
Antes de poder trocar o pneu, é necessário remover as porcas que o seguram no lugar. Isto pode revelar-se um desafio, uma vez que podem estar muito apertadas, mas uma chave de porcas deve conseguir fazer o trabalho. Assim que o pneu novo estiver montado, é fundamental lembrar-se de voltar a colocar as porcas e certificar-se de que estão bem apertadas.
Primeiro, deve apertá-las o mais possÃvel à mão. Quando estiver pronto para usar a chave dinamométrica, deve certificar-se de que segue a ordem correcta. O aperto das porcas de roda deve ser feito num padrão em forma de estrela, em que começa por cima e depois vai para baixo, à direita, e assim sucessivamente. É a mesma ordem pela qual se desenharia uma estrela padrão à mão. Isto ajuda a garantir que a superfÃcie de montagem mantém uma carga uniforme. Todas as porcas de roda devem ter o mesmo nÃvel de binário, caso contrário, corre o risco de o pneu ficar solto e potencialmente cair.
Tudo isto deve ser feito enquanto o veÃculo ainda está no suporte do macaco. Depois de se certificar de que tudo está apertado como deve ser, está pronto para o pousar.
Não verificar se os pneus estão cheios
Existem formas fáceis de saber qual deve ser a pressão dos pneus do seu carro. Essa informação deve estar facilmente disponÃvel no manual do proprietário ou no autocolante na porta do lado do condutor que também menciona o tamanho dos pneus que deve ter.
Ao conduzir com o pneu novo, pode notar que a luz TPMS no painel de instrumentos se acende. Isto deve ser apenas temporário, uma vez que o seu veÃculo se adapta ao novo pneu e, idealmente, desliga-se por si só. No entanto, é uma boa ideia jogar pelo seguro e certificar-se de que todos os pneus estão onde têm de estar. Mesmo que o pneu seja novo, deve certificar-se de que a pressão não é demasiado baixa nem demasiado alta. Ultrapassar a pressão recomendada também pode causar problemas, por isso não pense que mais é melhor.
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