Trocar Android por iPhone? É má notícia para a Apple!

Os encarecimentos sucessivos, e estagnação no mundo dos smartphones, tem levado cada vez mais consumidores a desistir do ecossistema Android, para optar pela compra de um iPhone.

Afinal de contas, apesar do facto de termos cada vez mais fabricantes Android a apostar em suportes prolongados de software, a realidade é que a Apple é a campeã da longevidade, com um iPhone a aguentar facilmente 3 ou 4 anos sem grandes dificuldades, e com elevados níveis de performance. (Isto sem falar no estatuto que a velha maçã continua a trazer para cima da mesa!)

Porém, aquilo que parece incrível, pode acabar por não ser uma excelente notícia para a Apple.

Há cada vez mais pessoas a trocar Android por um iPhone. Mas…

apple, android, samsung, iphone

Portanto, toda a confusão, encarecimento, e estagnação no mundo dos smartphones, tem levado cada vez mais consumidores a optar por um iPhone, em vez de optar por um aparelho de gama média ou gama (quase) alta no lado Android da coisa.

Porém, mesmo tendo em conta tudo isto, a realidade é que as vendas da gama iPhone 15 não foram aquilo que a Apple esperava. Aliás, há até quem diga que os dois assuntos estão associados, e que a chegada de novos consumidores pode não ser aquilo que a Apple mais desejaria. É estranho? Sem dúvida, mas tem alguma lógica!

Temos cada vez mais consumidores a querer um iPhone, mas a gama iPhone 15 não vende?

É muito simples, os consumidores que dão o salto do ecossistema Android para o lado da Apple, não estão obrigatoriamente interessados nos modelos mais recentes.

Este tipo de consumidor acaba quase sempre por optar por modelos “do ano passado”, modelos usados, ou então, procura boas oportunidades em plataformas focadas em aparelhos recondicionados como é o caso da Refurbed que chegou agora a Portugal.

Esta é uma estratégia que faz muito sentido, especialmente para os mercados menos endinheirados, como é o caso do Português. Os consumidores não se importam de comprar um iPhone 12 ou 13, mesmo que seja usado, em vez de optar por um gama média Android mais recente ao mesmo preço.

Em suma, uma vez que os utilizadores estão mais inclinados para modelos mais antigos e mais baratos, que por sua vez oferecem mais ou menos as mesmas características e software, poucos consumidores habituais de aparelhos Android optam pelo modelo mais recente do iPhone.

Assim, não só o número de vendas da gama iPhone 15 foi uma desilusão para a Apple, como temos cada vez mais consumidores a optar por mercados paralelos. Onde, claro, a Apple já não vai buscar dinheiro.

Isto pode ser grave a médio-longo prazo para a gigante Norte-Americana da maçã.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É um efeito dos preços cada vez mais sem sentido? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também