A Sony anunciou um novo modelo mais fino da PlayStation 5, cujo lançamento está previsto para a época festiva de 2023. O novo modelo melhora o design atual da PS5 em várias áreas importantes. No entanto, quem já tem uma PS5, vale a pena trocar para o novo modelo?
Vale a pena trocar a PS5 para o novo modelo? Não!
Uma das queixas mais frequentes sobre o antigo modelo PS5 desde o dia do seu lançamento era o seu tamanho. Embora tanto a PS5 como a Xbox Series X tenham volumes internos semelhantes, muitas pessoas acharam difícil encaixar a consola da Sony nos seus centros de entretenimento.
Embora o novo modelo continue a ter a mesma forma geral, foi-lhe aplicado um raio de encolher. Esta PS5 tem menos 30% de volume e menos 18% ou 24% de peso em comparação com os anteriores modelos, com e sem disco.
Atenção que as novas PS5 não incluem um suporte vertical na caixa, que é agora uma compra separada. Por isso, se quiser colocar a sua PS5 na vertical, o preço foi efetivamente aumentado nesse montante.
A conetividade não mudou (muito)
A conetividade é essencialmente a mesma na nova PS5. A única diferença real é que a porta USB Tipo A na parte frontal da PS5 será agora uma porta USB Tipo C. No entanto, continua a funcionar com velocidades USB 2.0.
Tem mais flexibilidade de disco
Se comprou a PS5 inicial, apenas digital, comprometeu-se a eliminar definitivamente os discos, sendo a sua única alternativa uma PS5 totalmente baseada em discos extra. Com o novo modelo da PS5, se comprar um modelo sem discos e mudar de ideias mais tarde, pode instalar uma unidade de disco. Assim, não há razão para pagar por uma unidade de disco se achar que não vai precisar dela, e pode continuar a tê-la se as circunstâncias mudarem.
Esta é também uma caraterística interessante, uma vez que uma unidade de disco com peças móveis é um dos componentes mais susceptíveis de falhar, sendo agora ainda mais fácil de substituir ou talvez atualizar com um periférico diferente, caso a Sony decida criar um.
O armazenamento de base é melhor
O novo modelo PS5 vem agora com 1 TB de espaço SSD em vez de 850 GB. Um extra de 150 GB não é nada de especial, o que equivale a um Call of Duty inteiro. Mas se o armazenamento extra é tudo o que precisa, lembre-se que pode colocar um SSD multiterabyte na ranhura de expansão da sua PS5 atual por muito menos do que o preço de uma PS5 totalmente nova.
Não vai obter um aumento de desempenho
Se colocarmos as especificações do modelo antigo e do novo modelo da PS5 lado a lado, não há diferenças de desempenho no papel. Estes são os mesmos chips a funcionar às mesmas velocidades. Por outras palavras, não se trata de forma alguma de uma PS5 “Pro”, como aconteceu com a PS4 Pro. É provável que não haja diferenças de desempenho em comparação com o modelo antigo.
O modelo antigo está a desaparecer
Este novo design do PS5 é o substituto oficial do modelo original do PS5.
Se a sua PS5 original ainda estiver funcional e não tiver problemas graves com ela, então não vale a pena trocar para o novo modelo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!