O sistema de arrefecimento do motor do seu veículo é um dos seus componentes mais críticos. A sua principal responsabilidade é fazer circular o líquido de arrefecimento – que é uma mistura 50/50 de água e anticongelante. Isto através do motor para evitar o sobreaquecimento e danos nas peças internas vitais. O sistema funciona porque o líquido de refrigeração é capaz de absorver o excesso de calor do motor e afastá-lo de todos os componentes internos sensíveis. A bomba de água, como o nome indica, é responsável por bombear e fazer circular o líquido de refrigeração por todo o sistema. Embora dure muito por vezes falha. Quando isso acontece tem de o trocar. Para não ter surpresas estes são os sinais de que tem de trocar a bomba de água do seu carro!
Motor a sobreaquecer
Se o seu motor sobreaquecer, é provável que sinta várias coisas. Em primeiro lugar, é provável que note que o indicador de temperatura do motor no painel de instrumentos começa a subir para a zona vermelha. Se vir isto acontecer, encoste imediatamente para evitar mais danos ou acidentes. No entanto, se o seu indicador de temperatura estiver avariado ou se simplesmente não reparar nele, existem outros sinais de que o seu motor está a sobreaquecer. Um dos sintomas mais óbvios é o vapor ou fumo que sai do compartimento do motor.
À medida que o motor sobreaquece, pode começar a queimar óleo e qualquer líquido de refrigeração no sistema. Isto pode fazer com que algum fumo comece a emanar de debaixo do capot. É um sinal infalível de que algo está errado. Lembre-se, no entanto, de que vários problemas podem causar o sobreaquecimento do motor, pelo que provavelmente precisará de uma inspeção profissional para confirmar que a bomba de água é a culpada.
Está a ter fugas de líquido de refrigeração
Outro sinal clássico de problemas no sistema de arrefecimento é uma fuga. Uma vez que o sistema está tão dependente do líquido de refrigeração, é particularmente vulnerável a fugas. Estas fugas podem surgir de praticamente qualquer parte do sistema, e o líquido de refrigeração pode mesmo ter fugas internas, tornando o processo de identificação e diagnóstico do problema algo complicado. Tal como acontece com o resto do sistema, a bomba de água não é imune a danos e desgaste. É um dos componentes mais duráveis do sistema de arrefecimento, mas ainda pode desenvolver avarias, muitas vezes levando a fugas.
Se a sua bomba de água estiver danificada e começar a ter fugas, é muito provável que note poças de líquido de cheiro doce e de cores vivas por baixo do carro ou uma acumulação colorida no compartimento do motor. No entanto, dependendo da localização da bomba de água e da gravidade da fuga, este problema pode não ser imediatamente perceptível.
Ouve ruídos estranhos no compartimento do motor
O seu carro pode fazer muitos ruídos estranhos quando desenvolve desgaste ou avarias mecânicas. O sistema de arrefecimento não está imune a isso, e a bomba de água, em particular, pode causar alguns sons bastante perturbadores se estiver avariada.
Isso deve-se em grande parte ao facto de a bomba de água depender de uma série de peças móveis para funcionar. Praticamente todas as bombas de água dos automóveis são acionadas por correia, seja através da correia de distribuição ou da correia de serpentina/transmissão. Isso significa que a bomba depende de uma polia para receber energia da correia e essas polias podem desgastar-se com o tempo, resultando potencialmente em sons de zumbido ou de trituração. Em alternativa, algo no interior da bomba, como os impulsores ou um rolamento, pode partir-se. Isso também provocará sons estranhos provenientes do motor.
A bomba está fisicamente danificada
Os danos mecânicos e o desgaste nem sempre causam sintomas imediatos e visíveis. Por vezes, os problemas menores agravam-se e crescem durante algum tempo antes de se notar que algo está errado. Esta é uma das razões pelas quais é tão importante manter a manutenção de rotina em dia. Mesmo que gaste apenas alguns minutos a fazê-lo, abrir o capot e verificar algumas coisas, incluindo o sistema de arrefecimento do motor, pode ajudar muito a evitar o desenvolvimento de danos graves.
Um dos sinais a que deve estar atento quando efetuar a sua inspeção periódica é o dano físico ou a corrosão da bomba de água.
Tem mais de 100 mil quilómetros no conta-quilómetros
Os danos e os problemas mecânicos nem sempre são o único sinal de que está na altura de trocar a bomba de água do seu motor. Os fabricantes de automóveis especificam vários limites de quilometragem para determinadas tarefas de manutenção. Pode encontrar esta informação lendo o manual do proprietário, juntamente com informações como os intervalos de mudança de óleo e os tipos de fluido adequados para vários sistemas do veículo. Embora uma quilometragem elevada, por si só, não signifique necessariamente que tenha de trocar a sua bomba de água, a marca dos 100000 quilómetros vem frequentemente acompanhada de várias tarefas de manutenção, incluindo a substituição da correia de distribuição e da bomba de água
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