Trocar a bateria do smartphone? Vai ser fácil! Ou não!

Durante muitos e bons anos, era perfeitamente normal trocar a bateria do nosso telemóvel, caso esta começasse a falhar, ou caso não se lembre, acontecesse o viciamento da mesma. Ainda se lembra das baterias viciadas? Quem é que nunca pôs a bateria de um telemóvel Nokia que mande a primeira pedra!

Pois bem, com o passar dos anos, e grande aposta das fabricantes em smartphones finos, bonitos e leves, e claro, com elevadas resistências à entrada de pó e água, as baterias removíveis deixaram de ser uma coisa normal, para basicamente desaparecerem do mundo mobile.

É algo que primeiramente parece uma consequência da evolução natural do mercado. Mas, como é óbvio, também dá jeito às fabricantes, porque na altura em que a bateria começa a perder grande parte da sua capacidade, os consumidores preferem quase sempre comprar um telemóvel novo, em vez de meter uma bateria nova, tal é o trabalho e o preço da troca.

Se você fosse o CEO de uma marca, preferia vender uma bateria, ou um telemóvel completamente novo?

Pois bem, como já deve ter percebido, as coisas vão começar a mudar. Mas, como também deve imaginar, as gigantes do mundo dos smartphones vão querer dar a volta à situação.

Trocar a bateria do smartphone? Vai ser fácil! Ou não!

Portanto, a União Europeia aprovou os novos regulamentos que obrigam a Apple, Samsung, Xiaomi, entre outras fabricantes, a oferecer formas fáceis e baratas de trocar a bateria dos seus smartphones.

Claro que esta regulamentação não entra já em vigor, porque as fabricantes precisam de algum tempo para mudar os seus designs. Mas, nestes anos de preparação (legislação entre em ação em 2027) é também muito provável que as fabricantes tentem fugir às suas obrigações onde tal seja possível.

Ainda não sabemos como é que a coisa vai acontecer, mas vamos estar muito atentos aos próximos desenvolvimentos.

Porém, é preciso também salientar que este esforço da União Europeia não serve apenas para dar uma outra vida aos smartphones “velhos”. A ideia é também obrigar à recolha das baterias usadas. Tudo de forma a reciclar o lítio utilizado nestas células, para posteriormente dar vida a novas baterias.

Muita coisa vai mudar no mundo mobile! O que pensa sobre tudo isto? Acha que iria mudar de bateria, em vez de comprar um telemóvel novo? Depende do preço da bateria? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também