Travões esponjosos: o que fazer quando o pedal fica no chão!

Problemas com as pinças, cilindro principal, cilindros das rodas, fluido dos travões ou sistema de travagem podem causar uma coisa chamada travões esponjosos ou um pedal dos travões que fica perto do chão. Para lhe dar uma ajuda vamos explicar-lhe as razões para isto acontecer e o que pode fazer para resolver.

Travões esponjosos: o que fazer quando o pedal fica no chão!

Os travões esponjosos são normalmente causados por falhas no sistema de travagem, tais como pouco líquido dos travões ou um cilindro mestre defeituoso. Continuar a conduzir um carro com travões esponjosos é perigoso e não é recomendado. Em vez disso, deve marcar uma reparação o mais rapidamente possível.

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Sintomas de travões esponjosos

Todos sabemos como são as esponjas, mas compreender como esta sensação se aplica aos seus travões não é necessariamente simples. Eis alguns outros sintomas a que deve estar atento.

As luzes de aviso dos travões do seu automóvel permanecem acesas

Se uma ou todas as luzes de aviso dos travões estiverem acesas, isso pode dever-se a pastilhas de travão gastas, a problemas hidráulicos ou a uma série de outros factores.

O pedal do travão continua a afundar

Se notar que o pedal do travão desce com pouca ou nenhuma resistência e continua a descer mesmo depois de ter deixado de aplicar pressão, deve contactar uma oficina ou um mecânico o mais rapidamente possível para organizar uma reparação.

O cilindro principal pode precisar de ser substituído, pode haver um problema com o ABS ou pode haver uma fuga de fluido no sistema de travagem.

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Porque é que os meus travões são esponjosos?

Os travões esponjosos podem dever-se a vários problemas no sistema de travagem. Eis as causas mais comuns.

Pouco líquido dos travões

O líquido dos travões converte a pressão exercida ao carregar no pedal do travão em força de travagem, fazendo com que o veículo abrande e pare.

Embora os travões esponjosos possam ser alarmantes, nem sempre indicam um problema grave (e dispendioso). A causa pode ser algo simples e barato de resolver, como pouco líquido dos travões, caso em que tudo o que tem de fazer é enchê-lo.

Se o nível do líquido dos travões estiver frequentemente baixo, mesmo depois de o ter atestado, pode haver uma fuga que precisa de ser reparada devido à corrosão provocada pela humidade, sal ou desgaste geral.

Líquido dos travões velho ou contaminado

Tal como o óleo do motor, o líquido dos travões precisa de ser verificado e substituído de vez em quando para garantir que está limpo e tem o desempenho esperado. O objetivo deve ser mudar o líquido dos travões e lavar o sistema de dois em dois anos.

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Embora o líquido dos travões se verifique durante um serviço completo, normalmente não se substitui. isto é algo pelo qual pode ter de pagar um extra ou reservar separadamente. Se deixar o líquido dos travões durante muito tempo, este pode absorver humidade, alterando as características de compressão, o que pode afetar a sensação dos travões e a sua eficácia geral.

Cilindro mestre defeituoso

O cilindro principal utiliza o líquido dos travões para converter a pressão no pedal do travão em pressão hidráulica, alimentando-o no circuito dos travões, controlado por força mecânica. Quando está avariado ou quebrado, mesmo que tenha fluido suficiente, o sistema não será capaz de funcionar, fazendo com que o seu pedal pareça esponjoso ou afunde completamente no chão.

Ar nas tubagens dos travões

O ar entra normalmente nos tubos dos travões quando não há líquido de travões suficiente. Como é menos denso, comprime-se com demasiada facilidade, fazendo com que os travões fiquem esponjosos. Conduzir com a pressão hidráulica comprometida é perigoso, pelo que deve mandar verificar os travões por um mecânico o mais rapidamente possível.

Problemas com o modulador do ABS

O modulador do sistema de travagem antibloqueio é um conjunto hidráulico que optimiza a pressão dos travões. Quando o modulador está danificado, pode provocar o mau funcionamento da válvula de travagem, resultando numa sensação de esponja quando se carrega no pedal do travão.

Fuga no cilindro da roda

Os cilindros de roda encontram-se nos travões de tambor hidráulicos. Estes cilindros separam os calços dos travões, pressionando-os contra o tambor. Quando se carrega no pedal do travão, este gera pressão hidráulica no cilindro principal. Assim transmite-se através do fluido dos travões para o cilindro da roda, onde actua sobre os pistões.

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A corrosão pode causar pequenos orifícios no cilindro da roda, por onde o fluido sai. Quando o nível do líquido dos travões é demasiado baixo, o pedal dos travões fica esponjoso ou afunda-se de forma independente.

Solução temporária: bombear o pedal do travão

O melhor é mandar reparar os travões o mais rapidamente possível. No entanto, é essencial saber o que fazer se os travões começarem a ficar esponjosos durante a condução. Nesta situação, carregar repetidamente no pedal do travão deve gerar pressão suficiente para parar o carro em segurança.

Também pode fazer isto para testar uma perda de pressão, que pode indicar a causa da esponjosidade.

Verificar se existem fugas óbvias

A procura de fugas é uma das primeiras coisas que um mecânico fará para encontrar a causa dos travões esponjosos. Normalmente, inspeccionam o nível de fluido do cilindro principal e verificam se existem poças de fluido dos travões atrás das rodas e sob o capot.

Lavar ou sangrar os travões

Entretanto quando existe ar nos tubos dos travões, o mecânico procede normalmente à lavagem do sistema para o eliminar antes de adicionar novo fluido.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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