Travão de emergência: como é que o carro sabe que tem de parar

Ajudar a evitar ou minimizar potenciais colisões traseiras é o principal benefício da Travagem Automática de Emergência (AEB). O AEB é um sistema de segurança de alta tecnologia que está atualmente disponível na grande maioria dos veículos novos, bem como em muitos veículos usados. Mas no caso do travão de emergência como é que o carro sabe que tem de parar?

Travão de emergência: como é que o carro sabe que tem de parar

Os acidentes que resultam do facto de os condutores colidirem com a traseira dos carros que seguem à sua frente são um enorme problema. Assim estes acidentes ocorrem com frequência, têm custos de reparação elevados e causam grandes danos a ambos os veículos envolvidos. Os acidentes traseiros podem também ter um custo humano elevado em termos de ferimentos, custos médicos elevados, dor e sofrimento, e mesmo mortes. Ao reduzir o número deste tipo de colisões, a tecnologia AEB pode ter muitos efeitos benéficos para a sociedade.

carros com mudanças automáticas

O que é a Travagem Automática de Emergência?

A travagem automática de emergência é um sistema de assistência automatizada ao condutor (ADAS). Assim quando o seu automóvel está equipado com AEB, este tem a capacidade de abrandar ou parar o seu automóvel de forma autónoma se detetar um potencial acidente. O AEB pode fazer isto sem qualquer ação da sua parte. A maioria dos veículos com AEB tem-no à frente, onde funciona para evitar que o condutor embata em veículos, peões ou ciclistas à sua frente. Alguns sistemas AEB frontais mais recentes também o podem proteger de virar à esquerda no caminho de um veículo em sentido contrário.

Entretanto, cada vez mais, os veículos mais recentes também vêm equipados com AEB traseiro. Algo que pode ser designado por Rear Cross Traffic Alert (RCTA) ou algo semelhante. Os veículos com RCTA protegem-no de fazer marcha-atrás no caminho de outro veículo, accionando os travões. Esta é uma caraterística muito útil num parque de estacionamento cheio de gente, onde os outros veículos podem não o ver a fazer marcha-atrás.

quantos proprietários teve um carro usado, automóvel com transmissão automática

Como funciona?

Um sistema de Travagem Automática de Emergência utiliza software e sensores, que podem ser radares, câmaras ou uma combinação de tecnologias para monitorizar constantemente a área à frente do seu veículo. Assim o computador do sistema AEB também monitoriza a velocidade do seu veículo relativamente à sua distância em relação aos veículos da frente. Se o sistema observar que a distância entre si e o tráfego à sua frente está a ficar demasiado curta e indicar um potencial acidente, ou se uma pessoa ou bicicleta aparecer à sua frente, o AEB activará os travões se não reagir à situação. Receberá também um aviso sonoro e verá uma luz de aviso acender-se no painel de instrumentos.

Mas existem algumas limitações

O AEB tem algumas limitações. Podem ocorrer falsos alertas devido ao brilho, reflexos, sombras da estrada, carros estacionados ao longo de uma curva na estrada ou veículos a circular numa faixa adjacente. Entretanto alguns sensores podem não funcionar bem com chuva, nevoeiro ou neve. Os sensores também podem ficar bloqueados pela acumulação de gelo ou neve, impedindo-os de “ver” corretamente.

Quando conduz em condições de chuva, neve ou gelo, as distâncias de travagem serão muito maiores. Isto significa que o seu sistema AEB necessitará de mais distância para parar o seu veículo e evitar um impacto. No caso de ter um acidente traseiro, os seus custos de reparação serão mais elevados. Isto graças a todos os sensores AEB que podem precisar de ser substituídos!

Agora já sabe como funciona o travão de emergência.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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