Prepare-se para transformar o smartphone numa dashcam!

A Google está constantemente a introduzir novas funcionalidades nos seus smartphones Pixel, como o Magic Eraser, o Magic Editor e até wallpapers gerados por IA. Estes são apenas alguns exemplos de funcionalidades que começam nos Pixel e até acabam por chegar a outros equipamentos com o sistema operativo Android. Entretanto há mais uma novidade a caminho já que consiste numa nova funcionalidade de segurança que pode transformar o seu dispositivo Pixel ou qualquer smartphone Android numa dashcam.

Prepare-se para transformar o smartphone numa dashcam!

O site 9to5Google detetou esta novidade numa nova versão da app Segurança Pessoal carregada na Google Play Store. Este carregamento pode ter sido por acidente, embora este facto ainda não esteja confirmado. Embora não seja claro se este é o caso, o importante é que foi possível extrair a nova opção de câmara da aplicação e explorar as suas funcionalidades.

transformar o smartphone numa dashcam

Com a nova opção de Dashcam pode iniciar uma gravação manualmente ou configurar o smartphone para ativar o modo quando ligado a um dispositivo Bluetooth. De acordo com a fonte, todas as funções do smartphone permanecem intactas quando a dashcam está ativa, o que é óptimo, tendo em conta que, se estiver apenas a gravar vídeos com a câmara, esta normalmente para a gravação quando sai da aplicação. Além disso, parece que o modo dashcam permite que os vídeos continuem em gravação mesmo com o ecrã desligado.

Apesar de tudo isto parecer muito interessante, deve estar a perguntar-se quanto espaço estas gravações de vídeo irão ocupar.

A boa notícia é que são cerca de “30MB por minuto” com um limite máximo de gravação de até 24 horas. Os utilizadores podem escolher se pretendem gravar vídeo e áudio ou apenas capturar vídeo. Mesmo com um tamanho de ficheiro otimizado, parece que a Google oferece a opção de eliminar automaticamente as gravações ao fim de três dias. Para já a câmara só pode utilizar o sensor principal, o que deve ser suficiente para a maioria das utilizações, uma vez que deve proporcionar uma cobertura mais do que suficiente quando conduz.

Esta parece ser uma funcionalidade impressionante que pode ser realmente útil para as pessoas que se deslocam diariamente. Embora possa comprar dashcams a baixo preço, muitas vezes a qualidade não é assim tão boa. Esta atualização da dashcam pode ser uma ótima solução, uma vez que a maioria das pessoas já tem um smartphone. Mas há que ter em conta que, embora tenha sido encontrada na aplicação, isso nem sempre significa que vai ser lançada ao público.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também