Como deve imaginar, dizer que vamos todos andar de carro 100% elétrico num futuro muito próximo é um discurso extremamente ambicioso e até um pouco desligado da realidade.
Basta olhar para toda a temática do aumento do IUC do mês passado, para perceber que muitos dos condutores não trocam de carro por quererem poluir ou por gostarem muito do seu automóvel atual. Não trocam porque não têm dinheiro para trocar.
Por isso é que a revolução elétrica não, ou pelo menos não deve, estar apenas e só focada no desenvolvimento de carros novos. Também existe um grande potencial para adaptar veículos a combustão, aparentemente de forma bastante rápida e eficiente. Quer um exemplo? Basta olhar para a startup alemã e-Revolt, que afirma ser capaz de converter qualquer carro a combustão para 100% elétrico em apenas 8 horas, com um preço inicial de 12 mil euros.
Vai ser possível transformar o seu carro para 100% elétrico em 8 horas! O preço anda à volta dos 12 mil euros!
Portanto, na realidade até já existem várias empresas a apostar forte e feio na conversão de automóveis a combustão para 100% elétricos, para já uma atividade muito focada nos clássicos e não em todo e qualquer carro.
Aliás, há algumas semanas atrás até publicámos um artigo a falar de um dos vencedores dos prémios Dyson, que basicamente era capaz de transformar qualquer veículo a Gasolina ou Gasóleo num híbrido capaz de fazer cerca de 40~50 quilómetros puramente elétricos.
Mas, para quem quer um elétrico a sério, e até gosta do seu atual automóvel, talvez faça algum sentido dar alguma atenção à e-Revolt. Uma pequena empresa alemã que já foi capaz de transformar uma carrinha VW Golf TDI VII num veículo 100% elétrico. Este é um excelente exemplo, porque o Golf é um dos veículos mais populares junto dos Portugueses.
Mas, a coisa não fica por aqui, porque a empresa afirma que o kit é compatível com pelo menos mais 40 veículos a combustão.
Qual é a autonomia?
Neste primeiro kit, estamos a falar de uma autonomia a rondar os 250 e 300 quilómetros, com kits que começam nos 12 mil euros e vão até aos 15 mil euros. (Vai depender do motor que escolher, ou seja, se quer mais ou menos potência).
Este valor inclui a mão de obra!
O que claro está significa remover todas as partes a combustão de forma a arranjar espaço para o novo motor elétrico e bateria.
Curiosamente, no interior do carro, a única coisa que muda é mesmo o acréscimo de um novo ecrã. Isto de forma a oferecer algumas informações acerca da componente elétrica do seu “novo” automóvel.
Quer saber mais? Pode visitar o site da startup aqui.
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