Ninguém está a salvo disto. Por vezes por uma questão de estarmos com pressa ou simplesmente por termos apontado um número mal podemos acabar por transferir dinheiro no MB Way para a pessoa errada. Quando isto acontece é possível recuperá-lo?
Antes de passarmos a esta questão vamos olhar em primeiro lugar para a questão das transferências bancárias, porque no fundo é disso que estamos a falar.
Um erro numa transferência bancária não tem de ser o fim do mundo!
Se por algum motivo utilizou um IBAN para fazer uma transferência bancária e o dinheiro foi parar à pessoa errada tem de agir rapidamente. Logo à partida há duas coisas que podem acontecer. Ou a conta relativa ao IBAN errado não existe e o dinheiro volta à sua conta num prazo de dois dias, eventualmente menos, ou a conta existe e outra pessoa acabou por o receber.
No segundo caso o que deve fazer é contactar de imediato o seu banco. Só eles poderão intervir para que o dinheiro volte para si. Na maioria dos casos e apesar destas instituições não terem a obrigação de resolver esta situação, fazem-no na maioria das vezes e com muita rapidez. Assim não terá problemas em voltar a ter o dinheiro na sua conta. O mais que pode acontecer é demorar alguns dias mas vai receber o dinheiro.
e se for uma transferência por MB Way?
Se fez uma transferência via MB Way para o número errado pode ser mais difícil voltar a deitar a mão ao seu dinheiro.
A primeira coisa que tem de saber é que como indica o próprio MB WAY, as transferências são imediatas. Assim não existe um mecanismo que permita cancelar estas transferências após a sua confirmação na app. Apenas as transferências que se encontrem em estado pendente poderão ser canceladas.
No entanto, ao fazer um enviar dinheiro é possível confirmar o nome do titular da conta de destino, antes de confirmar esta transferência. O nome do titular da conta pode ser diferente do contacto, caso não seja o primeiro titular. Se não reconhece o nome, confirme que é o destinatário ao qual pretende enviar dinheiro.
No caso de erradamente ter efetuado o envio de dinheiro para um outro destinatário, deverá procurar entrar em contacto com o mesmo, o mais breve quanto possível, afim de regularizar a situação. Para atestar a veracidade da sua transferência, poderá descarregar o comprovativo da transação na sua Atividade da app MB WAY e encaminhá-la para o destinatário.
Muitas pessoas irão compreender a situação e irão devolver o dinheiro. No entanto podem existir pessoas que demonstrem má vontade em fazê-lo. Nesse caso pode tentar recorrer ao seu banco para ver se consegue ajudar. Em muitos casos não o farão. Assim só o resta recorrer às autoridades competentes. Assim pode apresentar queixa em qualquer posto da PSP.
Agora já sabe o que fazer se transferir dinheiro via MB Way para a pessoa errada.