Se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz!

O aumento da conta da luz é um tema quente neste momento. Isto já pra não falar da conta do gás. É que algumas pessoas que já receberam a conta deste mês perceberam que o valor passou para o dobro. Felizmente existem algumas formas de revertermos em parte esta situação. Assim se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz.

Se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz!

A forma como utilizamos a tecnologia

Por exemplo, os portáteis. Muitas pessoas que até trabalham em casa utilizam-nos sempre ligados à corrente. Deste modo acabam por estar sempre a gastarem energia desnecessária. Dito isto, será uma excelente ideia utilizar a bateria. Só na altura em que acabar é a deverá por a carregar. Esta dica não só tem influência na conta da luz como também prolonga o tempo de vida útil. Isto ajuda também a poupar algum dinheiro.

trabalha em casa luz

Não confie no stand-by

Na lista dos piores equipamentos temos os dispositivos que têm luzes indicadoras de que estão em stand-by. Claro que nos lembramos logo dos aparelhos de televisão e boxes de TV. Mas há outros que são verdadeiros sugadores de energia. Computadores que foram simplesmente colocados em modo de hibernação, monitores em stand by e aparelhos inteligentes que estão sempre ligados à Internet. São chamados os vampiros de energia.

A maioria das pessoas não tem noção disto. Mas a verdade é que os dispositivos em stand by consomem cerca de 10% de toda a luz que gastamos. Ora 10% é muito. De facto há equipamentos que dadas as suas características acabam por gastar 50 vezes mais energia em standby do que aquilo que vão gastar ao longo de todos os anos em que os tivermos ligados. Eventualmente aqueles que utilizamos menos mas que ainda assim estão ligados à ficha. Na prática o cálculo final do preço que podemos poupar varia muito de acordo com aquilo que temos ligados à ficha em standby.

Todas as luzes contam

Eventualmente pode pensar. Para quê voltar atrás e desligar as luzes do quarto ou da sala? No entanto isso ajuda a poupar. Grão a grão…

A maioria das pessoas acende luzes demais. Haverá, naturalmente, momentos em que, sem querer, deixará uma luz acesa numa sala. No entanto isto não precisa de ser um hábito.

reduzir a conta da luz

Além disso, considere os tipos de lâmpadas que utiliza, especialmente para quem tem vivendas e habitações do género. Embora as lâmpadas energeticamente eficientes sejam agora bastante comuns dentro das casa, substituir lâmpadas de segurança poderosas por opções LED fora de casa pode ajudar a diminuir muito a sua conta.

Desligue alguns equipamentos

O primeiro passo é, naturalmente, desligar qualquer coisa que não seja ativamente utilizada ou não seja utilizada frequentemente. Um exemplo de dispositivos que poderiam ser facilmente desligados incluem televisores, boxes e consolas. O mesmo deverá ser feito com carregadores e até com luzes que são mais decorativas do que outra coisa. Para além disso não caia no erro de estar no escritório e ter a TV ligada na sala apenas porque sim. Será um gasto desnecessário e não tão pequeno quanto isso se o fizer todos os dias.

reduzir a conta da luz

No entanto, desligar e voltar a ligar tudo diariamente pode ser algo aborrecido. Especialmente quando temos a tomada atrás do móvel, ou noutro de sítio de difícil acesso. Assim mais vale comprar aquelas extensões que têm um interruptor e colocá-la num sítio acessível. Depois é só ligar lá tudo. Deste modo consegue ligar e desligar facilmente. Claro que poderia também recomendar aquelas tomadas com temporizador mas assim estaríamos a poupar num lado para gastar noutro.

Com tudo isto vai conseguir reduzir a sua conta da luz.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também