A Toyota é uma fabricante diferenciada no mundo automóvel, isto porque não aposta em uma única alternativa para meter os seus carros a mexer. A gigante Japonesa continua a apostar em motores a combustão com muito apoio da eletrificação, tem veÃculos 100% elétricos, tem propostas a hidrogénio, e de vez em quando também pisca o olho aos combustÃveis sintéticos.
Mas, apesar de tudo isto, é inegável que a maior aposta continua nas motorizações hÃbridas. Sendo exatamente por isso que a fabricante pode ter algumas surpresas para o mundo automóvel dentro de muito pouco tempo.
Toyota tem um novo motor hÃbrido capaz de mudar o jogo!
Portanto, com data de lançamento apontada para 2026, a Toyota vai ter toda uma nova famÃlia de motores hÃbridos à sua disposição. Desta vez com a ajuda da Mazda, e também da Subaru. A ideia é neutralizar o carbono!
Ou seja, apesar do facto de ser um motor hÃbrido, e como tal ter como base um propulsor a combustão. O plano é conseguir utilizar um combustÃvel alternativo para ir mais longe. Aliás, é aqui que a recente parceria da Toyota com a equipa de Fórmula 1 Hass pode fazer todo o sentido. É que caso não saiba, o desporto motorizado mais popular do mundo vai começar a utilizar combustÃveis neutros em carbono a partir de 2026.
Claro que ainda não existem indÃcios de que a Toyota quer voltar a desenvolver motores para a F1. Mas, esta aproximação pode indicar que existem outros planos mais interessantes, que vão muito além das corridas. Como é o facto de a Toyota ter agora acesso a muita informação relativamente ao motor Ferrari que dá vida aos atuais e futuros carros da Haas.
Em suma, é do interesse da Toyota estar de olho às novas regras! Especialmente às novas motorizações da Fórmula 1, para depois tentar implementar alguma da nova tecnologia revolucionária nas suas próprias propostas.
Entretanto, sem querer falar muito de futurologia.
Os novos motores da Toyota deverão contar com 4 cilindros com pelo menos duas versões (1.5L e 2L), isto enquanto a Mazda deverá apostar em motores rotativos, e claro, a Subaru quer apostar em propulsores boxer, como é tradição.
Todos estes motores já devem estar em linha com as novas leis de emissões da UE, que apenas deverão entrar em vigor em 2028. Entretanto, todos eles estão a ser desenvolvidos e testados com combustÃveis fósseis tradicionais, mas também com combustÃveis sintéticos e até hidrogénio.
Se estes motores realmente apresentarem um aumento de eficiência, boa performance, e uma neutralização da pégada carbónica, podemos ter aqui uma excelente alternativa à atual revolução elétrica. Porém… Ser o fim dos carros elétricos? Pode tirar o cavalinho da chuva!
Estamos a entrar num novo mundo em que não existe apenas uma única solução. São várias, e como tal, a mais correta vai depender sempre do seu caso de uso.
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