Apesar dos muitos especialistas auto que continuam a afirmar que o hidrogénio só vai servir para veículos pesados ou industriais, devido à dificuldade de produção, transporte, etc… Eis que a Toyota aparece com uma tecnologia capaz de meter este tipo de combustível (novamente) nas bocas do mundo.
Toyota tem uma tecnologia que voltar a meter o Hidrogénio no mapa!
Portanto, como já estamos fartos de dizer, a Toyota não quer apostar em um único cavalo nesta corrida à neutralidade carbónica.
Sendo exatamente por isso que tem elétricos, continua a apostar nos híbridos, de vez em quando pisca o olho aos combustíveis sintéticos, e também tem automóveis movidos a hidrogénio.
Dito tudo isto, o hidrogénio voltou a fazer correr tinta nesta passada semana como uma possível fonte de energia para carros elétricos. Aliás, esta tecnologia até pode saltar do mundo da mobilidade para dar vida a casas. Estamos a falar de um pack de recarga com um formato cilindrico que parece… Bem… Uma pilha gigante.
A Toyota afirma que os estes packs foram desenvolvidos tendo como base a sua vasta, e cada vez maior, experiência na redução dos tanques de hidrogénio dos seus veículos eléctricos baseados em células de combustível.
Bem, o conceito é inegavelmente aliciante! Porque em vez de ter de reabastecer em estações de serviço ou pontos de carregamento de veículos eléctricos, pode simplesmente trocar a sua fonte de energia quando os seus níveis de hidrogénio ficarem baixos. Quase como se fizesse parte de uma qualquer série de Sci-Fi. Algo extremamemnte interessante, pelo menos no papel.
Claro que ainda não sabemos se esta ideia ou conceito alguma vez se poderá transformar em uma realidade. Porém, é muito bom ver fabricantes da dimensão da Toyota a fazer uma aposta continuada em várias alternativas ao mesmo tempo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!