Toyota não quer Elétrico vs Combustão. O inimigo é outro!

A Toyota é uma das fabricantes mais interessantes do mundo automóvel, porque é também a fabricante que mais aposta em tecnologias diferenciadas, isto em vez de apontar para uma única alternativa como a inegável solução para alcançar as emissões zero.

Mais concretamente, o inimigo a sério para a Toyota é o CO2, e não o motor a combustão! Sendo exatamente por isso que a gigante Japonesa continua a apostar em várias motorizações diferentes, onde podemos ir desde o veículo 100% elétrico, passando pelo híbrido mais normal, ao mesmo tempo que damos uns toques no híbrido plug-in como é o caso do novo CH-R, e se quisermos, ainda podemos dar umas voltinhas no Mirai que anda a hidrogénio.

É uma aposta que faz todo o sentido, e até faz confusão por não ser a estratégia de mais marcas.

Esta foi a tecla em que a Toyota mais insistiu no mais recente evento da marca em Lisboa, onda deu a conhecer a versão Plug-In do seu CH-R. Um veículo mais inteligente, mais eficiente, que não vem para complicar, vem sim para dar mais uma alternativa ao consumidor.

Toyota não quer Elétrico vs Combustão. O inimigo é outro! Abram alas ao CH-R!

Na realidade, a Toyota já tinha apresentado o seu novo C-HR em Lisboa, no ano passado (Novembro de 2023). Porém, como a versão Plug-In é tão importante para a marca. Tivemos um outro evento para dar a conhecer todas as melhorias e diferenças face a todos os rivais já existentes no mercado.

Mais concretamente, com a motorização Hybrid 220, a Toyota promete uma condução excitante, confiante e silenciosa, com uma autonomia de até 66 quilómetros em cada carga. Um sistema que além de oferecer mais do que aquilo que é uma autonomia suficiente para o percurso diário da grande maioria dos condutores Europeus, tenta fazê-lo de forma mais inteligente e eficiente.

Ou seja, este é um Plug-In em que você não tem de andar a fazer escolhas para otimizar a bateria e depósito de combustível.

O CH-R vai olhar para a sua rota, para as elevações, para a velocidade, e vai tomar essas escolhas por si, para ter o melhor consumo possível.

Plug-In? Como é de potência?

Temos um motor elétrico de 163cv no eixo dianteiro, alimentado por uma bateria de 13.6 kWh, que depois trabalha em conjunto com um motor 2.0 com 152cv. Isto significa uma potência combinada de 223cv, o que por sua vez permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4s.

Bonito ao vivo? Boa condução?

É uma automóvel inegavelmente mais chamativo para os jovens, graças às suas linhas mais agressivas. Chama muito a atenção na rua!

O gosto é sempre uma coisa discutível, mas na minha opinião, é um carro muito bem desenhado, e que vai vender que nem pãezinhos quentes.

Quanto à condução, é ágil, é dinâmico, anda bem, porém, é um bocadinho rijo graças ao facto de ter uma bateria um pouco maior face à versão full hybrid do mesmo automóvel, de forma a dar vida ao sistema plug-in.

Em modo 100% elétrico, fomos capazes de percorrer 59 quilómetros, com AC sempre ligado, e chegar ao destino com 5 quilómetros de autonomia. Nada mau! O que muito se deve à média de 13 kW por 100 quilómetros percorridos.

No caminho inverso, já em modo Full Hybrid, com a bateria quase vazia… fomos capazes de fazer uma média de 3L aos 100 quilómetros percorridos! Isto a andar “bem” (autoestrada).

Conclusão

Em suma, o CH-R Plug-In já está disponível para venda em Portugal! Está interessado? Marque um teste. Nós também vamos marcar um para ensaio.

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Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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