Apesar do mundo automóvel estar totalmente virado para motorizações eletrificadas, as ofertas mais puras, a combustão, ainda têm muito a provar e a mostrar, antes de desaparecem completamente do mercado. Afinal de contas, ainda temos grandes motores em circulação e até o pequeno Toyota GR Yaris acabou de aparecer, em vídeo, a superar largamente os seus números de fábrica.
Assim sendo, com a reprogramação, o motor 1.6L turbo de três cilindros deste autêntico ‘pocket rocket’ é agora capaz de alcançar mais de 473 cv de potência!
Em comparação, este pequeno bloco vem de fábrica a atingir uma potência já gananciosa de 257 cv. Assim, desta forma, temos um aumento de 215 cv, que foi feito com imensos ajustes, mas com um pormenor mais especial.
Toyota GR Yaris de 473 cv manteve o motor stock, menos as molas das válvulas!
Antes de mais nada, saiba que a medição dos 473 cv é feitas nas rodas do carro. Algo que realizadas as contas, indica que com as perdas na caixa e nas transmissões a verdade é que o pequeno motor 1.6 L atinge agora o dobro da potência. No entanto, apesar de basicamente o dobro da potência o bloco em si não recebeu mudanças, tirando nas molas das válvulas.
Contudo, claro está, existem algumas mudanças necessárias como um novo e atualizado sensor MAP, uma bomba de combustível maior e um tanque de compensação.
Dito tudo isto, as mudanças ainda não chegaram ao fim para este incrível foguete de estrada. Não temos ainda a falha do motor e o proprietário já informou que uma nova arvores de cames está a caminho.
Em suma, a intenção é colocar este pequeno pocket rocket de tração às quatro rodas a rondar os 10 segundos nos 400m. Um feito que pode mesmo vir a ser uma realidade, até porque anteriormente, com “apenas” 362 cv este carro efetuou essa passagem em apenas 11.7 segundos. Será que os 100 cv extra são capazes de tal feito?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.