Andámos com um Toyota Auris Híbrido. Será que tem o que precisa ou é só mais um na enorme oferta que se vê hoje em dia?
Vamos começar pela estética do carro. Sinceramente não sou o maior fã do design que a Toyota tem seguido, mas gostei do Auris.
Podemos contar com algumas linhas bastante simples, tornando o carro discreto e não mais um que grita “Olhem para mim, sou híbrido! Sou diferente!“.
A Toyota oferece algumas opções de jantes sendo que as presentes neste carro são as minhas favoritas. Mas mesmo assim, a parte mais bonita deste carro é sem dúvida os faróis frontais.
No geral, este carro é agradável à vista apesar de não impressionar ninguém.
Prático?
Bem, é uma carrinha portanto conta com uma simpática bagageira de 507 litros com os bancos levantados que passa a 1.635 litros caso rebata os bancos e retire a chapeleira. Esta Auris Híbrida é uma conversão da Auris normal, mas ao contrário de outros carros deste tipo, os motores elétricos não comprometem a praticabilidade do mesmo.
O espaço nos bancos traseiros serve perfeitamente, deixando algum intervalo entre os bancos e os joelhos e também entre a cabeça e o tejadilho.
À frente o carro também é confortável, contando com um interior relativamente simples e funcional, mas tem um problema, a falta de armazenamento.
Na consola central podemos contar com 2 suportes para copos, e ainda um espaço de arrumação no apoio de braço, mas desilude-me um pouco o carro não ter nenhum espaço para o telemóvel, por exemplo. No entanto, temos o porta luvas que tem um espaço simpático e também nas portas, que oferecem um espaço de arrumação “suficiente”.
O interior é confortável e simples, típico para um carro japonês, mas como referido anteriormente desilude-me a falta de espaço para arrumação, que tanto para mim como para o dono do carro eram as piores partes do interior do mesmo.
Os materiais interiores são também decentes, infelizmente este carro não tinha volante almofadado mas era relativamente suave. A maior parte do tablier tinha plásticos rijos e bons ao toque, tendo uma faixa em cabedal (falso) perto do porta luvas, o que achei que era um toque engraçado.
Por fim o sistema multimédia, pareceu-me relativamente antiquado e lento, mas conta com conectividade bluetooth e com navegação – um extra relativamente dispendioso. Portanto ai também me deixou a desejar, mas cumpre, tendo um bom sistema de som.
As Specs?
O carro conta com o mesmo motor do Toyota Prius, ou seja um 1.8 a gasolina que em combinação com o motor elétrico, produz 136cv e 207nm de binário. Este Toyota Auris tem também uma transmissão automática, que infelizmente tende a manter rotações um bocado mais altas do que necessário.
Mesmo com esta agravante podemos contar com um consumo médio de 4.8 litros aos 100.
Como já devem ter percebido, este Auris é um híbrido, por isso incluí um motor elétrico, que infelizmente deixa um pouco a desejar, pois este desiste muito facilmente caso seja exposto a algum esforço e dificilmente é possível andar com o carro apenas com os motores elétricos, isto apenas é possível caso a bateria esteja completamente carregada.
Acabando por passar maior parte do tempo num misto entre elétrico e gasolina.
Uma das coisas que o dono do carro se queixava, era que esperava que a bateria elétrica aguentasse mais tempo, mas de facto como é uma bateria relativamente fraca, está feita para apenas servir de apoio ao motor a gasolina, portanto se querem um carro que aguente bem a andar apenas a electricidade, talvez existam melhores opções no mercado.
Agora o que interessa.
O carro que nos foi fornecido rondou os 28.000€, sendo uma opção viável para quem procura uma carrinha híbrida e/ou um carro seguro e estável durante a condução.
Ultimamente é possível ver um crescimento no número de carros elétricos ou híbridos no mercado e também nas estradas portuguesas, o que é normal, se tivermos em conta que a maior parte das marcas já tem a sua aposta.
Em suma, se procura um híbrido a um preço razoável, este será definitivamente um carro a considerar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!