Touch ID ou Face ID? Abra alas ao Optic ID!

No meio de todas as novidades que a Apple revelou, nomeadamente à volta dos seus óculos VR/AR Vision Pro, temos uma tecnologia extremamente interessante, que pode ser o futuro da autenticação biométrica. Tem saudades do Touch ID, e odeia o Face ID do seu iPhone? Bem, a Apple não quer voltar atrás, mas sim olhar para o que é o futuro, e pelos vistos, a resposta está nos seus olhos.

Curiosamente, a Samsung já teve um método de autenticação tendo como base os olhos do utilizador, mas como também é óbvio, esta novidade está muito à frente dessa implementação.

Touch ID ou Face ID? Abra alas ao Optic ID!

Portanto, o Optic ID foi apresentado em conjunto com o Apple Vision Pro, e como já deve ter percebido, funciona a partir da análise da íris dos olhos do utilizadores, através da exposição a luz LED. Essa análise depois terá de ser comparada à informação armazenada, tal e qual como já acontece com os sensores de impressão digitais, e de reconhecimento facial.

Segundo a Apple, o sistema é tão seguro, que o sistema é capaz de reconhecer as diferenças na Irís, até nos olhos de gémeos idênticos.

O Optic ID, que vem a seguir ao Touch ID (Impressão Digital) e Face ID (Reconhecimento Facial 3D), é o terceiro sistema da Apple, introduzido agora com os óculos mais caros que alguma vez vimos no mercado. Mas, este pode muito bem ser o futuro, visto que na opinião de muito boa gente, este tipo de aparelho é o “próximo iPhone”. Claro que não é algo ainda banal e simples o suficiente para ir parar às mãos das massas. Isto é apenas um “estamos cá” da Apple.

Porém, pode realmente ser o início de algo muito curioso. O que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também