Topos de gama Android mais cedo no mercado, e agora Samsung?

Caso ainda não tenha percebido, a moda de lançar primeiro na China, e apenas depois nos restantes mercados, especialmente no Europeu, pode ter os dias contados. Claro que isto não vai acontecer no imediato com todas as fabricantes, visto que a Xiaomi parece continuar a pretender fazer algo muito similar ao que fez no ano passado.

Mas, por parte de outras fabricantes muito interessantes, como é o caso da Oppo, Vivo e OnePlus, a nova geração Android parece ter tudo para começar um pouco mais cedo na Europa. O que levanta inúmeras questões! Especialmente para o peso pesado Samsung, que faz o seu lançamento sempre em Janeiro.

Topos de gama Android mais cedo no mercado, e agora Samsung?

vivo x100, 200mp, zoom 200x

Portanto, como já deve ter percebido ao longo dos anos, as janelas de lançamento estão a ser antecipadas quase todos os anos. Ainda assim, continua a ser completamente normal ver os primeiros smartphones Android de nova geração a chegar primeiro à China, e só depois de 3 ou 4 meses após o lançamento original, chegam cá.

Algo que, diga-se de passagem, faz muito sentido para estas fabricantes. Afinal, a China tem mais de 1.4 mil milhões de habitantes, o que significa o dobro de toda a Europa. Além disso, é provavelmente muito mais fácil vender smartphones feitos “in-house”. Isto em vez de importar e concorrer com outras fabricantes de grande importância como é o caso da Samsung e Apple.

Ainda assim, muito provavelmente de forma a aproveitar a tendência de falta de inovação e preços altos da Apple e Samsung, algumas destas fabricantes Chinesas parecem estar com muita vontade de chegar ao mercado Europeu antes do início de 2025. Ao oferecer um produto extremamente apelativo, equipado com todas as novas tecnologias, muito provavelmente a um preço mais apelativo face aquilo que estas grandes têm para oferecer.

Acha que isto traz mais pressão à Samsung? Isto já para não falar da Xiaomi, que apenas deverá apresentar os seus novos produtos na MWC em Fevereiro? 

Afinal, com telemóveis de topo, equipados com os mais recentes processadores e soluções de câmaras ainda mais exóticas, a chegar ao mercado antes do Natal… É muito normal que vários consumidores queiram dar o salto antes do lançamento de todas as outras fabricantes de referência.

Antes de mais nada, é uma mudança de paradigma, que vai mudar o mercado? Ou os utilizadores vão continuar a não dar muita importância a estas fabricantes Chinesas, para continuar a fazer o mesmo que têm feito até aqui?

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também