Este ano, a Keynote da Microsoft na ‘Build 2018’ foi focada na visão que a empresa tem para o futuro ! No entanto, entre todos os sonhos de ter o Skype no tablier do carro, a empresa revelou mesmo alguns projectos e produtos.
Vamos dar uma vista de olhos aos mais importantes !
Microsoft ‘Your Phone’
Uma das aplicações mais úteis que a Microsoft mostrou foi a ‘Your Phone’. Que basicamente recria o seu telemóvel Android ou iOS no seu PC com Windows 10.
Ou seja, a partir de agora, poderá gerir as aplicações do seu telemóvel no PC !
No entanto, o nível de integração depende do telemóvel que tiver.
O Android da Google é mais permissivo no acesso às suas funcionalidade em relação ao iOS da Apple.
Dito isto, a Microsoft consegue recriar toda a interface Android no Windows 10, enquanto que o iOS está limitado a mensagens, fotos e notificações.
Esta aplicação irá ficar disponível para quem pertence ao programa Beta ‘Windows Insider’ ainda esta semana. Os restantes utilizadores terão de esperar um pouco mais.
Microsoft ‘Layout’
O Microsoft Layout é a última aposta da empresa na RV/AR. Ferramenta que permite que desenhe e visualize espaços reais usando um capacete Microsoft Holo Lens, ou qualquer outro capacete de realidade virtual compatível.
É aparentemente uma aplicação pensada para os arquitectos e engenheiros, com um foco bastante grande nos negócios.
Já existem no mercado aplicações que permite que visualize mobilia ou eletrodomésticos na sua própria casa antes de comprar. Mas isto é claramente mais uma espécie de extensão para programas CAD, obviamente para ambientes de trabalho.
Na Build 2018, a Microsoft mostrou como alguns engenheiros usam a aplicação para desenhar lidas de fabrico ou como arquitectos visualizam o interior dos edifícios.
Olá Amazon Alexa!
Para surpresa de muitos, um dos convidados da Microsoft, foi um executivo da Amazon ! Que demonstrou aquilo que parece ser uma parceria entre a Amazon e a Microsoft! Mais precisamente entre a Cortana e a Alexa.
A Amazon vai agora permitir acesso à Cortana nos seus aparelhos Alexa, de maneira a que possa tirar informações do seu calendário e email através da Cortana em vez da Alexa.
O que aparentemente significa que a Microsoft desistiu deste mercado, deixando a luta para a Amazon Alexa e Google Home.
Além disto, a partir de agora a Microsoft irá permitir executar a Alexa nativamente no Windows 10.
Microsoft nas suas reuniões
Grande parte daquilo que foi mostrado hoje foi com a produtividade em mente. Por isso faz todo o sentido a empresa mostrar aquilo que seria uma reunião de escritório, com um ‘dedo’ da gigante tecnológica.
A Microsoft montou uma sala de conferência cum um Surface Hub na frente, uma coluna inteligente no centro da mesa, e várias câmeras smart a monitorizar a sala. Ao combinar os dados de todas estas ferramentas, a IA da Microsoft conseguiu construir uma gravação em tempo real de tudo o que aconteceu na reunião !
Conseguindo criar uma transcrição da conversa, dividida por pessoa, que aparece segundos depois das palavras terem sido ditas. Além disto, a empresa diz que a transcrição pode ser traduzida para outras linguagens em tempo real.
Inteligência Artificial para aumento da acessibilidade
O uso de toda esta tecnologia no ambiente empresarial pode mudar muita coisa!
Por exemplo, pode ser agora possível um empregado surdo conseguir participar mais ativamente numa reunião !
Mas isto é apenas o início, a criadora do Windows anunciou a criação de um fundo de 25 milhões de dólares ! Que irá permitir que vários programadores, universidades, organizações não governamentais ou qualquer outra pessoa que queira usar a IA para melhorar a vida de pessoas com vários tipos de deficiências.