A AMD tem tido um sucesso absurdo com os seus APUs, onde consegue juntar todo o seu ‘know-how’ num único produto! Ao conjugar núcleos de processamento Zen 2 ou Zen 3, com GPUs RDNA 2. É um produto que faz todo o sentido, visto que nem todos os utilizadores precisam de uma placa gráfica super potente na sua máquina do dia-a-dia.
Pois bem, ao que tudo indica, a partir de agora, vamos encontrar um iGPU em todos os processadores Ryzen 7000. Vai ser ‘standard’!
Todos os Ryzen 7000 vão ter um GPU RDNA 2
Portanto, como deve saber, a AMD está neste momento a preparar-se para o lançamento dos seus novos Ryzen 7000. Onde claro está, a grande novidade é a chegada da arquitetura Zen 4, baseada no processo de 5nm da TSMC. Mas, também temos uma outra novidade muito interessante, no facto de que todos os processadores desta nova gama vão contar com um GPU integrado com núcleos RDNA 2.
Isto já foi confirmado por Robert Hallock, diretor de Marketing Técnico da AMD, ao dizer:
- “O GPU interno é agora padrão. É incluído em todas as dies IO de 6nm. Com um pequeno número de unidades de computação, para encode/decode de vídeo, ou utilização de vários monitores ao mesmo tempo.”
Quero uma placa gráfica na mesma! O que muda para mim?
Muito resumidamente, para os entusiastas, a inclusão do iGPU vai permitir fazer diagnósticos do seu computador, caso a placa gráfica falhe. Além disto, permite a utilização da máquina, se por ventura estiver à espera do lançamento de uma nova placa gráfica, ou tenha de mandar a sua atual menina para a reparação.
Obviamente que o GPU destes Ryzen 7000 não vai estar ao mesmo nível daquilo que vemos nos APUs mais poderosos da AMD. É uma versão mais limitada, apenas para garantir mais algumas funcionalidades. Por isso, é de esperar que a AMD continue a apostar forte e feio nos seus APUs, em 2022, e nos próximos anos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!