Todos os carros têm de ter botões físicos. ACABOU!

Já perdi a conta aos ensaios que fizemos ao longo dos últimos anos, e quando chegou a altura de escrever a análise, tivemos de apontar o velho problema de “não há botões físicos para controlar sistemas essenciais do carro“. Desculpem… Eu sou todo pelo avanço tecnológico, mas há coisas que não fazem sentido em certos mercados.

Querer mudar um nível da ventilação do ar condicionado, e ter de carregar 3 ou 4 vezes no ecrã do sistema de entretenimento do automóvel não faz mesmo qualquer sentido, e acaba por ser perigoso em algumas situações.

Quer dizer, se tenho frio ou calor, vou arriscar a minha vida, porque tenho de tomar mais atenção a um tablet, do que à estrada? Se quiser ligar as luzes de emergência, tenho de carregar no sítio certo do ecrã, caso contrário corro o risco de levar com um carro em cima? É exatamente por que estão a mudar as regras do jogo!

Todos os carros têm de ter botões físicos. ACABOU!

tira as manchas do banco, carro, interior, caixa negra

Portanto, depois de várias fabricantes terem anunciado que iriam voltar aos botões físicos nas próximas versões dos seus automóveis, em resposta às várias críticas por parte dos condutores… Eis que temos o sempre incrível fator “obrigação” ou “motivação” a chegar ao mercado!

De forma muito resumida, se por acaso tem saudades dos tempos em que podia controlar tudo, ou quase tudo, dentro do seu automóvel, com controlos físicos, tudo indica que a velha tendência vai começar a dar um ar de sua graça já a partir de Janeiro de 2026, devido a normas Europeias.

Esta renovada motivação chega ao mercado graças aos requisitos do Euro NCAP, uma organização independente, que normalmente é tida como a suprassumo no que à segurança diz respeito.

Ou seja, a partir de 2026, se uma fabricante quiser chegar às 5 estrelas do NCAP… Tem de oferecer botões físicos para os piscas, luzes de emergência (4 piscas), escovas, buzina, e funcionalidades SOS.

Uma tendência que deverá ser apenas o início… Ou pelo menos esperamos que seja! Afinal, o uso de ecrãs touch e botões touch, é um problema grave na indústria. Curiosamente não apenas porque são superiores no design e funcionalidade, mas sim porque são muito mais baratos de implementar face aos velhos botões físicos.

As fabricantes vão ser cada vez mais motivadas a separar os controlos realmente importantes dos sistemas de entretenimento! Isto de forma a garantir que o condutor está sempre que possível atento à estrada e ao que se passa à sua volta.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também