A Nintendo Switch é sem dúvida uma consola muito popular. De facto, as vendas estão a correr tão bem que este fabricante decidiu aumentar a produção desta consola em 20%. No entanto, há nuvens negras no horizonte. É que as consolas Nintendo Switch acabam de ser pirateadas. Isto pode significar um enorme problema para a venda de jogos.
Todas as consolas Nintendo Switch já podem ser pirateadas!
Não é a primeira vez que este problema acontece. De facto, foi em 2018, que a primeira geração da Nintendo Switch teve direito ao seu primeiro hack. Entretanto, este ano desenvolveram as ferramentas SX Core e SX Lite para conseguirem desbloquear todas as consolas. Devido a vulnerabilidades no hardware, a versão atual, e a Switch Lite, lançada no ano passado, já foram pirateadas.
Assim, como deve imaginar não é necessário que os utilizadores comprem jogos de forma física ou digital para os poderem jogar. Basta fazer o download. Claro que isto causa enormes perdas à Nintendo. Claro que para os primeiros hacks, a Nintendo fechou a porta às vulnerabilidades. O problema é que esta equipa continuou a tentar furar os sistemas da consola e agora conseguiu o super-hack devido a vulnerabilidades no hardware.
O que é que a Nintendo pode fazer?
Bem, neste momento já fez um pedido ao tribunal americano para emitir uma ordem de encerramento a quem vende as ferramentas de hack baseadas no trabalho da Team-Xecuter.
Estas ferramentas são as mais poderosas de sempre
Até aqui a Nintendo ainda conseguia fechar a porta aos hacks. Agora já não consegue fazer nada quanto às consolas Nintendo Switch. Depois de pirateada a Switch passa a correr outra versão modificada do sistema operativo. Para além disso passa a ser possível correr todos os títulos sem necessidade de acesso à Internet. Ou seja, a Nintendo não consegue fazer qualquer tipo de verificação. A única coisa que pode fazer é lançar uma nova versão da consola. Como deve imaginar, isto não vai acontecer em breve.
A Nintendo nos últimos temos tem fechado a porta a muitos sites que vendem ferramentas piratas que permitem alterar a Switch. Aliás Maio foi um mês muito forte neste tipo de investidas. Agora deverá voltar a fazer o mesmo. É que isto significa de facto enormes perdas para a Nintendo ao nível da venda de jogos.
O que é que vai acontecer devido a isto?
Inicialmente a maioria das pessoas pode pensar. Boa, agora vou conseguir jogar tudo o que quiser sem pagar. No entanto, a médio prazo isto pode comprometer o lançamento de bons jogos para esta consola. Afinal de contas, para quê investir se as game houses depois acabam por não receber nada?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!