O TikTok pode processar a administração Trump devido aos mais recentes desenvolvimentos nos Estados Unidos. Esta informação é avançada pelo site NPR este sábado que cita uma fonte envolvida neste processo que está para chegar. Lembro que uma recente ordem americana impede que empresas americanas e indivíduos se envolvam em transações comerciais com o TikTok. Aliás, na prática com a ByteDance. O mesmo aconteceu com o WeChat, uma plataforma de comunicação que também pertence a uma empresa chinesa.
Estados Unidos: TikTok prepara contra-ataque a Donald Trump
Segundo o que pode ler-se nos fundamentos para estas novas decisões, estas aplicações recolhem dados que podem permitir ao partido comunista chinês aceder a informações pessoais e proprietárias dos americanos.
Entretanto um analista da CIA referiu à Casa Branca que apesar de ser possível para o governo chinês aceder a estes dados, não existem provas concretas que o tenham feito. Isto foi algo referido pelo jornal New York Times.
O processo que vai ser submetido pelo TikTok refere que esta ordem é inconstitucional uma vez que não deu à empresa visada a hipótese de se defender. Para além disso, o processo refere também que a questão utilizada referente à segurança nacional se baseia em especulações e pouco mais.
No início de Julho tanto Donald Trump como o Secretário de Estado Mike Pompeo referiram que estavam a analisar uma forma de acabarem com a aplicação TikTok nos Estados Unidos. Entretanto, o jornal New York Times referiu que a Microsoft estava em conversações para uma potencial aquisição desta plataforma. Já em Agosto a Microsoft anunciou isto publicamente – dias antes de Trump ter proibido a app no seu país.
Entretanto o site Business Insider que avançou com esta notícia acerca do processo refere que um professor de direito da Universidade de Nebrasca refere que isto não vai ser assim tão simples. É que a ordem de Trump para banir o TikTok e o WeChat pode chocar com muitas coisas que estão consagradas na primeira emenda.
Ou seja, isto ainda vai dar muito que falar.
Leia também:
Nem o League of Legends, Valorant e PUBG se safam de Trump!(Abrir num novo separador)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!