TikTok foi novamente banido de mais dispositivos!

O Reino Unido e a Nova Zelândia também baniram o TikTok de todos os dispositivos utilizados por entidades governamentais e juntam-se assim aos Estados Unidos, Canadá e à Comissão Europeia.

TikTok foi novamente banido de mais dispositivos!

No início desta semana, o Reino Unido anunciou que tinha restringido o TikTok em todos os dispositivos do governo. Assim, esta decisão abrange os smartphones dos ministros e dos funcionários públicos. O ministro Oliver Dowden anunciou as proibições “com efeito imediato”. Agora, a Nova Zelândia juntou-se também à crescente lista de países que mantêm o TikTok longe dos aparelhos do governo, conforme foi anunciado pelo parlamento.

TikTok relação

O Guardian revelou o email onde se comunica esta decisão. “Determinou-se que os riscos não são aceitáveis no atual ambiente do Parlamento neozelandês. A decisão de bloquear o TikTok chegou com base na nossa própria análise e após discussão com os nossos colegas em todo o governo e internacionalmente”, lê-se no e-mail.

Entretanto o Guardian também acrescentou que vários elementos do parlamento da Nova Zelândia utilizam a aplicação para colocar vídeos políticos. Um porta-voz do partido Act disse que a conta TikTok do partido “é gerida a partir de um smartphone pessoal livre de informações parlamentares. Já há algum tempo que é tomada esta precaução”.

A Nova Zelândia não é o primeiro país a manter o TikTok afastado dos dispositivos governamentais.

ao TikTok

A começar pelos Estados Unidos, Canadá e Comissão Europeia, também o Reino Unido também emitiu restrições semelhantes.

As razões para tudo isto

A razão por detrás de todas estas proibições é a possibilidade da China recolher os dados dos utilizadores registados no TikTok. De facto, todos os países estão preocupados devido às ameaças à segurança. Além disso, esta plataforma pode estar a manipular o algoritmo para empurrar conteúdo pró-China. Por outro lado, o TikTok negou todas as acusações e disse que o governo chinês não poderia aceder aos dados e algoritmos dos utilizadores. Acrescentou que o governo não o pediu, e também que TikTok recusaria quaisquer pedidos futuros.

Recentemente, a tensão entre os Estados Unidos e a China tem vindo a aumentar gradualmente, com ambos os países a tomarem precauções um contra o outro. Assim escusado será dizer que com tudo isto a atenção sobre o TikTok é ainda maior!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também