TikTok: ameaça pode acabar com as contas dos influenciadores!

É um alerta para se levar mesmo a sério sobretudo para influenciadores do TikTok. É que há uma nova ameaça à solta que pode roubar as contas e fazer pior do que isso. De facto, o sistema está tão bem montado porque aponta diretamente às contas com muitos seguidores.

TikTok: ameaça pode acabar com as contas dos influenciadores!

Esta descoberta foi feita pelos investigadores da empresa Abnormal Security que deu conta de dois picos com muita atividade. O primeiro a 2 de Outubro e o segundo no dia 1 de Novembro. Isto dá-nos a indicação que o próximo ataque pode decorrer dentro de semanas.

Na maioria dos casos os atacantes fazem-se passar por colaboradores do TikTok e informam que a conta será apagada devido a uma violação dos termos da plataforma.

TikTok influenciadores

Mas esta não é a única forma de ataque. A outra fala de um símbolo de verificação que deverá ser adicionado à conta e que dá ainda mais credibilidade. Como não é de estranhar esta é a forma de ataque que tem dado mais resultado. Muitas pessoas querem mesmo ter a conta verificada e acabam por cair nisto.

TikTok influenciadores

Nos dois casos os atacantes adicionam um link ao email que vai servir para verificar a conta ou então para resolver o problema com a violação de direitos de autor. No entanto em vez de irem para o TikTok são direcionados para uma conversa no WhatsApp. Aí está um dos responsáveis por este esquema que tenta levar as pessoas a darem os seus dados. Nomeadamente endereço de email, telefone, e um código único.

TikTok influenciadores

Ainda não se sabe ao certo o que os criminosos pretendem com este esquema. Se por um lado se conseguem apoderar da conta e acabar com ela, por outro pode estar em causa o crime de extorsão. Roubam a conta e depois pedem um resgate por ela. Seja como for é boa ideia proteger-se e não responder a estes emails nem dar um clique num link. Deste modo não vai ter dores de cabeça.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também