Esta semana tem de colocar uma tigela de sal junto à janela

Há um segredo bem guardado que ajuda a evitar a acumulação de condensação nas janelas. Nesta altura de muita humidade isto torna-se especialmente importante. Passamos mais tempo em casa, está mais frio, as casas mais quentes e como tal forma-se a inevitável condensação. No entanto consegue evitar isto com alguma facilidade. Durante os meses mais frios, o ar nas nossas casas tende a ser mais quente e mais húmido, resultando em mais humidade no ar. Quando o ar quente do interior entra em contacto com a superfície fria da janela, pode provocar a formação de condensação no vidro. É por este motivo que tem de colocar uma tigela de sal junto à janela.

A condensação nas suas janelas leva ao desenvolvimento de bolor

Se não for tratada, a condensação constante pode atuar como um terreno fértil para o desenvolvimento de bolor. Isto pode ser um grande problema.

No entanto o sal pode realmente absorver a humidade do ar, o que o torna um excelente artigo doméstico para combater a condensação.

Colocar uma tigela de sal perto das janelas permite que o sal absorva qualquer humidade circundante.

Menos humidade no ar significa que, quando o ar interior entra em contacto com o vidro frio, se forma menos condensação.

Uma acumulação constante de condensação em casa não é boa e, nalguns casos, pode provocar a formação de bolor, o que pode ser perigoso para a família.

Embora seja normal haver alguma condensação, não se deve querer demasiada condensação em casa.

O sal tem a capacidade de absorver naturalmente a humidade do ar e, essencialmente, secá-la para que, quando entrar em contacto com o vidro, se formem menos gotas de condensação.

É um truque muito fácil que não requer qualquer esforço. Basta encher uma tigela rasa ou um pequeno frasco com um pouco de sal – pode ser sal de mesa ou sal-gema.

A quantidade utilizada varia consoante o tamanho da janela junto à qual está a ser colocada. Claro que, de um modo geral, quanto maior for a janela, mais sal será necessário, embora normalmente uma tigela pequena seja suficiente.

A mesma tigela de sal deve durar alguns dias. Saberá quando é altura de o substituir porque o sal parecerá húmido e começará a aglomerar-se.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também