O Thunderbolt, uma tecnologia de interface de hardware de alta velocidade desenvolvida pela primeira vez em colaboração entre a Intel e a Apple, fez a sua estreia em 2011. O seu principal objetivo é proporcionar taxas de transferência de dados rápidas e suportar uma vasta gama de ligações de dados e ecrãs através de uma única porta. Ao longo dos anos, a Thunderbolt conheceu várias versões, cada uma oferecendo melhor desempenho e funcionalidade. O Intel Thunderbolt 5 será ainda melhor!
Thunderbolt 5 chega com velocidades até aos 120Gbps!
O avanço mais recente, o Thunderbolt 4, introduziu capacidades de visualização melhoradas, permitindo o suporte de dois monitores 4K ou de um único monitor 8K. Além disso, o Thunderbolt 4 exigiu suporte para especificações USB4. Para além disso forneceu até 100 W de carregamento e ofereceu uma taxa de transferência de dados mÃnima de 32 Gbps. No entanto, apesar destas melhorias, o Thunderbolt 3 e 4 mantêm a mesma largura de banda total de 40 Gbps e a compatibilidade com a norma PCIe Gen3.
A versão atualizada aumentou o requisito mÃnimo de transferência de dados PCIe para 32 Gbps. Isto embora o Thunderbolt 3 também suportasse esta velocidade apesar de não ser um requisito obrigatório. Consequentemente, os jogadores que utilizam gráficos externos normalmente não reconheceriam qualquer distinção entre as caixas Thunderbolt 3.0 e 4.0.
Em outubro do ano anterior, a Intel revelou os seus planos para uma nova geração da tecnologia Thunderbolt.
Hoje, apresentou-a oficialmente como Thunderbolt 5. A norma oferece um potencial de largura de banda total de até 120 Gbps, dependendo da utilização da tecnologia Bandwidth Boost. O Thunderbolt 5, na sua configuração predefinida, fornece uma ligação bidirecional de 80 Gbps. No entanto, quando surge a necessidade de ecrãs de alta resolução com taxas de atualização mais elevadas ou de acomodar vários ecrãs, os dispositivos podem aproveitar a velocidade total de 120 Gbps. Nesses cenários, a velocidade de receção pode ser ajustada de forma flexÃvel, variando entre 80 Gbps e 40 Gbps como revela o site videocardz.com.
Uma caraterÃstica digna de nota do Thunderbolt 5 é a compatibilidade com DisplayPort 2.1, USB v4, USB 3 20G e PCIe Gen4. Assim esta norma também inclui suporte de carregamento até 240W, eliminando a necessidade de cabos de carregamento separados para alguns computadores portáteis. A inclusão da compatibilidade com PCIe Gen4 implica que o Thunderbolt 5 desbloqueia um maior potencial de largura de banda para GPUs externas, potencialmente resolvendo uma das principais limitações das normas Thunderbolt 3 e 4. No entanto, para que isto seja totalmente suportado, os sistemas devem estar equipados com ligações compatÃveis com PCIe que funcionem a velocidades de 64 Gbps.
Entretanto prevê-se que os próximos computadores portáteis, potencialmente os baseados na arquitetura Meteor Lake, possam estar entre os sistemas pioneiros a incorporar a Thunderbolt 5. Oficialmente, os primeiros sistemas com esta tecnologia deverão ser lançados em 2024.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!