Ao que tudo indica, a AMD decidiu adiar o lançamento da sua nova geração de processadores Threadripper! Uma gama, desta vez, baseada na arquitetura Zen 3, que entretanto já podemos encontrar nas prateleiras, sob a bandeira dos Ryzen 5000.
Pois bem, aparentemente, estes CPUs apenas irão ser lançados em 2022.
AMD Ryzen Threadripper 5000 adiados para 2022!
Portanto, o conhecido ‘leaker’ @greymon55 disse no Twitter que os processadores Threadripper 5000, também conhecidos pelo seu nome de código “Chagall”, vão chegar ao mercado apenas no próximo ano. Algo interessante, visto que o lançamento esteve marcado para Novembro de 2021. Uma nova vÃtima da crise de chips?
Entretanto, graças ao gigantesco ‘leak’ vindo dos servidores da Gigabyte, sabemos que esta gama de processadores seria encabeçada pelo Ryzen Threadripper 5990X. Um processador com 64 núcleos, 128 threads, 256MB de cache L3, 64 linhas de comunicação PCIe 4.0, e ainda, suporte a memória RAM DDR-3200 Quad-Channel.
Curiosamente, especificações muito similares ao atual Ryzen Threadripper 3990X, mas no caso do processador baseado na nova arquitetura Zen 3 (5990X), não fazemos ideia relativamente à frequência, ou sequer, da sua performance real.
Isto levanta algumas questões…
Será que a AMD preferiu concentrar-se nos processadores Ryzen desktop, esquecendo os Threadripper. Será que ainda faz sentido lançar esta gama em 2022, com a arquitetura Zen 4 quase a chegar, ou com a ‘alegada’ arquitetura Zen 3+ também prestes a fazer das suas? Muitas questões ainda sem resposta.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã da plataforma Threadripper da AMD? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!