Para os utilizadores mais leigos, ouvir falar da moeda virtual Ethereum, faz logo que com os tambores aumentem de tom, com flashbacks para as duas grandes crises no mundo das placas gráficas, dos últimos anos, ambas provocadas pelo aumento incrível na valorização desta mesma moeda.
Afinal de contas, foi este o algoritmo que deu origem à loucura do mining via GPUs, sendo obviamente um dos grandes responsáveis por tudo aquilo que tem vindo a acontecer no mundo dos computadores nos últimos anos.
No entanto, o paradigma do ecossistema vai mudar, com o facto de passar a ser impossível aproveitar a performance pura e dura da memória das placas gráficas modernas, para minar moedas dentro do algoritmo. Todo o sistema vai mudar, e por isso mesmo, a base do mundo das criptomoedas também vai mudar, e muito. Para melhor? Para pior? Ainda ninguém sabe.
The Merge – Ethereum muda para sempre, já amanhã!
Portanto, este evento, que acontece já amanhã, vai resultar numa mudança muito significativa à forma como tudo funciona no algoritmo. Ao fim ao cabo, vai tudo passar de um mecanismo Proof-of-Work, em que a potência pura e dura é que vale, para um molde Proof-of-Stake. Esta mudança vai baixar o consumo de energia do algoritmo em quase 99%. Como? Vai matar o mining com placas gráficas. (Pelo menos por enquanto, visto que já existem outros algoritmos prontos a tentar entrar neste espaço!)
Isto, tem provocado algumas mudanças no mercado, com alguns investidores prontos a vender as suas moedas, para investir noutros projetos. Isto enquanto outros, venderam outras moedas, e parecem prontos a investir no novo Ethereum.
De forma muito curiosa, a moeda parece estar na sua fase mais saudável, do último ano e meio, com a maior capitalização de mercado dos últimos tempos. Agora resta saber é como tudo irá correr após o ‘The Merge’. Isto pode servir de mote para muita coisa no mundo das moedas virtuais, e claro, pode matar, para sempre, o mining via placas gráficas.
É uma questão de ficar atento ao dia de amanhã! Saiba mais aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!