TGV é preciso em Portugal? Sim e não! Mas mais sim do que não!

Muito se tem falado do desenvolvimento e construção de novas infraestruturas em território Português, algumas que já fazem falta há muitos, longos e duros anos, e que de uma maneira ou de outra acabam quase sempre por nos deixar de pé atrás em muitos dos aspetos que definem uma sociedade realmente evoluída.

Dito isto, enquanto o assunto aeroporto sempre dividiu e vai muito provavelmente continuar a dividir opiniões, temos agora um outro assunto igualmente adiado durante décadas, que pelos vistos vai mesmo em frente! Estamos a falar das linhas de Alta Velocidade em Portugal, a ligar o Norte ao Sul, e claro, Lisboa a Madrid.

O que levanta e sempre levantou a questão… Será o TGV realmente necessário por terras lusas? Um país tão pequeno?

Bem, para o comboio de alta velocidade só por si, talvez não. Mas para modernizar as nossas precárias linhas férreas? Sem dúvidas que sim!

TGV é preciso em Portugal? Sim e não! Mas mais sim do que não!

Train à Grande Vitesse (TGV) – Velocidade máxima: 320 km/h (199 mph)

Portanto, talvez seja um pouco estranho ver um portal tão focado em tecnologia a falar de um assunto da atualidade Nacional. Mas, como portal com elevados níveis de visualizações mensais que somos, acontece termos de viajar muito entre Lisboa e Porto, de forma a ter acesso a todos os eventos Nacionais das mais variadas marcas.

Tem ideia de quantas vezes já fui de avião para o Porto, para marcar presença em algum evento, porque o comboio acaba por ser demasiado lento, apesar de muito mais confortável?

Não faz sentido demorar tanto tempo, e ser tão chato, ir ao Norte, ou ir ao Algarve num país tão pequeno.

Sendo exatamente que o avultado investimento no TGV faz sentido! Não pelo comboio de alta velocidade propriamente dito. Mas sim pelo trampolim que isto vai dar em termos de infraestruturas no mundo das linhas férreas Portuguesas.

Sim, o Alfa Pendular, no máximo das suas capacidades, já faz a viagem Lisboa-Porto em menos de 2 horas! Aliás, se fosse possível andar 80% do tempo a 200 km/h (o máximo é 220 km/h), seria possível fazer Lisboa-Porto em apenas 1 hora e 45 minutos.

Porém, a realidade é que o Alfa Pendular só chega à sua velocidade máxima em cerca de 1/4 do caminho total! As limitações são aparentes especialmente na zona norte, onde os comboios de alta velocidade têm de lidar com linhas incapazes de aguentar a velocidade máxima, e claro, onde o AP tem de coexistir com comboio suburbados, o que significa quase sempre um tráfego intenso.

Em suma, o TGV serve de trampolim para se criar uma linha realmente boa, e capaz de trazer um forte impacto positivo para as nossas vidas. Quer queira andar de TGV ou não!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também