Parece que todos os dias uma empresa revela uma nova ferramenta de IA generativa para “ajudar” os criadores no processo criativo. Desta vez, a Adobe acaba de revelar um gerador de texto para música. Trata-se de uma ferramenta que gera música e ajuda na edição dessa música para projectos.
Adobe lança ferramenta de IA generativa de texto para música!
Muitas das grandes empresas têm vindo a lançar as suas próprias ferramentas de IA. Nesta altura, podemos ter quase a certeza de que a maioria das empresas cujos produtos utilizamos no nosso quotidiano entraram na moda da IA. O facto de a Adobe ter entrado na IA é um pouco irónico, porque é outro exemplo de uma empresa que apoiou criadores humanos durante anos a render-se à inteligência artificial.
Isto era inevitável, uma vez que praticamente todas as indústrias criativas já viram as suas ferramentas de IA generativa. Os escritores têm de lidar com o ChatGPT, os artistas têm de lidar com o DALL-E e, em breve, os cineastas vão ter de lidar com o Sora. Agora, é a vez dos músicos.
A Adobe acaba de anunciar um novo produto chamado Project Music GenAI Control. Nesta altura, já todos sabemos como é. Trata-se de uma ferramenta que permite aceder a um campo de texto, introduzir texto e o modelo gera música. A Adobe deu alguns exemplos em que uma pessoa pode introduzir uma mensagem de texto como “rock poderoso”, “jazz triste” ou “dança feliz” e a ferramenta gera música com base nisso.
Entretanto nessa altura, a Adobe afirma que o seu gerador de texto para música fornecerá ferramentas para ajudar a editar essa música. Os utilizadores verão então uma interface para remisturar e remodelar a música de acordo com os seus gostos.
Neste momento, a Adobe ainda está a desenvolver esta ferramenta. A Adobe associou-se a colegas da Universidade da Califórnia, em San Diego, e a colegas da Escola de Ciências Informáticas da Universidade Carnegie Mellon para a desenvolver.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!