A Tesla, alegadamente, fez uma grande encomenda de chips à TSMC de Taiwan para o computador Full Self-Driving (FSD) de nova geração. De facto, a encomenda é tão grande que pode fazer da Tesla um dos maiores clientes da TSMC.
Tesla colocou uma grande encomenda de chips à TSMC
Em 2016, a Tesla criou uma equipa de arquitetos de chips liderada pelo lendário designer Jim Keller para desenvolver o seu próprio processador.
O objetivo era desenhar um chip super potente e eficiente para alcançar a condução autónoma em veículos de consumo sem hardware adicional.
Em 2019, a Tesla revelou finalmente o chip como parte do seu computador. Chegou com 21 melhorias no processamento no que diz respeito ao hardware anterior da Tesla. Lembro que a geração antecessora era alimentada por hardware Nvidia.
Entretanto ao lançar o novo chip, o CEO Elon Musk anunciou que a Tesla já estava a trabalhar na próxima geração e esperava que fosse três vezes melhor do que o atual.
Passaram-se dois anos e o chip não chegou. No entanto, o assunto voltou a ser novamente falado e os rumores não param de aparecer na Internet.
Para a primeira geração do seu chip de condução autónoma, a Tesla estava a trabalhar com a Samsung para produzir o dispositivo.
Em 2020, surgiram rumores de que a Tesla começou a trabalhar com a TSMC na próxima geração. Agora intensificaram-se e parece que já há mesmo uma encomenda gigante colocada.
Lembro que a TSMC, ou Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited, é uma das maiores empresas de semicondutores do mundo.
De acordo com os relatos, a TSMC pretende fornecer a Tesla com dispositivos feitos a partir de uma fábrica no Arizona.
Entretanto não se sabe muito sobre o próximo computador FSD da Tesla. Seja como for parece que não teremos ainda a Condução Autónoma Completa. No entanto o desempenho será sem dúvida muito melhor.