Elon Musk confirmou que o novo veÃculo Tesla Semi completou a sua primeira viagem de 800 km com uma carga completa – um feito para um camião elétrico a bateria. É caso para dizer que o Tesla Semi prepara uma chegada em grande ao mercado!
Tesla Semi prepara chegada em grande ao mercado
Lembro que o Tesla Semi é um camião comercial de classe 8 totalmente elétrico que a Tesla revelou pela primeira vez em 2017, e que deveria estar em produção em 2019. No entanto, foi adiado várias vezes.
Na altura, era bastante revolucionário ter um camião puramente alimentado a bateria com uma enorme capacidade de transporte. Agora continua a ser mas já existe concorrência no mercado apesar de ficarem sempre um pouco abaixo.
Apesar desta viagem de 800 km só ter sido testada agora, numa altura em que ele vai chegar ao mercado, a verdade é que a Tesla já tinha concluÃdo muitas viagens mais curtas que comprovavam que isto podia ser atingido.
Quantos veÃculos serão produzidos ainda este ano?
De facto a Tesla está a pensar em grande com o novo Tesla Semi. Prova disso é que no mês passado a construtora revelou que pretende aumentar a produção dos Tesla Semi para 50 mil unidades por ano em 2024.
Tendo em conta que o veÃculo está em produção desde o inÃcio de outubro, é possÃvel que a Tesla tenha vindo a construir camiões elétricos nos últimos dois meses, e que vai aparecer no evento de apresentação com já algumas dezenas de camiões.
Sabe que energia é necessária para carregar o Tesla Semi?
Numa altura em que as coisas não estão fáceis ao nÃvel da eletricidade uma empresa de serviços públicos americana chegou a uma conclusão surpreendente. É que a rede dos EUA não consegue fornecer potência de carregamento para todos os camiões elétricos com o Tesla Semi que chega a 1 de Dezembro. É que na prática a eletrificação de um único posto para carregar o Tesla Semi exige a quantidade de eletricidade necessária para um estádio. Já para alimentar vários camiões seria necessária a energia de uma pequena cidade.
De facto já imaginou toda a eletricidade que é necessária para alimentar um estádio em dia de jogo? Luzes do relvado, camarotes, estacionamento e outras estruturas? Pois bem, é isso tudo que gasta uma única estação de carregamento para dar carga a um Tesla Semi.
Mas os números podem ser ainda mais surpreendentes!Â
Uma paragem de camiões Tesla Semi ou plataformas elétricas semelhantes, por outro lado, terão o consumo de eletricidade de uma pequena cidade dos EUA até 2035. Entretanto se for uma estação na autoestrada a abranger ainda mais veÃculos irá necessitar da energia de uma fábrica industrial até 2045.
A questão não está na quantidade necessária, pois mesmo no pior cenário a procura global de eletricidade só aumentaria 15% até 2040. A questão está na velocidade disponibilizada e na quantidade de carga.
Lembro que o Tesla Semi tem um peso bruto de 37 toneladas e tem uma autonomia de 804 km a transportar carga. Entretanto a sua bateria de até 1MWh pode recuperar 70% da sua capacidade em 30 minutos de carregamento.
Com mais ou menos requisitos uma coisa é certa. Esta aposta da Tesla pode sem dúvida revolucionar o mundo dos transportes de mercadorias, especialmente no campo dos elétricos.
Entretanto resta agora esperarmos pelo dia 1 de Dezembro. A altura em que este equipamento será oficializado ao mundo.
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