Tesla está a proceder à recolha de quase 200 mil veículos!

A Tesla está a proceder à recolha de quase 200 mil veículos devido a um problema com o seu sistema de câmara de visão traseira. Para já esta chamada à fábrica abrange modelos S, X e Y equipados com o sistema avançado de assistência ao motorista da Tesla, Full Self-Driving 4.0.

Tesla está a proceder à recolha de quase 200 mil veículos!

O recall afeta 199575 veículos Tesla construídos em 2023. Devido a um problema de software, estes automóveis sofreram falhas intermitentes no ecrã da câmara de visão traseira, o que pode impedir que a imagem seja apresentada. A incapacidade de ver o que está atrás do veículo quando se faz marcha-atrás ou se efectuam manobras pode aumentar o risco de colisões.

A Tesla declarou que não tem conhecimento de quaisquer acidentes ou ferimentos relacionados com esta falha de software. Entretanto a empresa respondeu imediatamente, desenvolvendo e lançando uma atualização de software sem fios para resolver o problema. Isto permitirá que a recolha se efetue de forma eficiente, sem que os veículos tenham de se deslocar aos centros de assistência.

Os proprietários dos veículos eléctricos afectados começarão a receber da Tesla cartas de notificação da recolha a 22 de março. Poderão então instalar a atualização gratuita por via aérea através do software personalizado da Tesla para corrigir o sistema de visualização da câmara traseira.

O recall ocorre num momento desafiador para a Tesla, que relatou uma orientação dececionante para o crescimento da produção de veículos em 2024 e reduziu os preços nos principais mercados para aumentar a demanda. Recentemente, também se disse que a Tesla está a trabalhar num novo modelo acessível para os mercados europeu e chinês.

Entretanto a Tesla enfrentou recentemente um escrutínio sobre questões de segurança, incluindo queixas sobre a sua funcionalidade de pilote automático. Assim a organização americana NHTSA abriu mais de três dúzias de investigações especiais sobre acidentes da Tesla desde 2016, com 20 mortes relatadas em acidentes. Em agosto de 2023, a agência também investigou 280 000 veículos Tesla Model 3 e Model Y devido a queixas de perda súbita de controlo da direção.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também