Tesla diz adeus aos quatro piscas com um novo alerta

Uma pequena empresa com apenas quatro anos sediada em Houston, Texas, tem usado um Tesla Model 3 para demonstrar o seu sistema de alerta revolucionário. Dito isto, as coisas parecem ter corrido muito bem. Isto porque este sistema vai ser integrado em milhões de veículos. Assim a Tesla diz adeus aos quatro piscas e tem um novo sistema de alerta.

Tesla diz adeus aos quatro piscas com um novo alerta

A Emergency Safety Solutions (ESS) é a criadora do HELP, que traduzido para português significa Protocolo de Localização Melhorado de Risco. A empresa afirma que o seu sistema melhora significativamente a segurança do condutor. A Tesla, que normalmente desenvolve os seus sistemas, e raramente utiliza programas externos, será o primeiro fabricante de automóveis a implementar o HELP nos seus veículos.

Tesla quatro piscas alerta

A ESS diz que a cada sete minutos, há um acidente envolvendo um veículo com problemas nas estradas. Estes acidentes matam ou ferem 15000 pessoas por ano. A empresa também afirma que o principal fator é um sistema de alerta de perigo ineficaz que não está a chamar à atenção dos condutores. Lembro que o sistema de quatro piscas foi criado há mais de 70 anos e não melhorou desde então.

De acordo com a ESS, o HELP irá: “fornecer alertas de iluminação avançados e alertas digitais baseados na localização para melhorar consideravelmente o aviso para os outros condutores”. A propósito disto foram estudadas várias combinações de iluminação e descobriu-se que as frequências flash de 4hz a 6Hz melhoraram consideravelmente a atenção dos condutores. O sistema atual é de 1,5Hz.

Os investigadores levaram então o sistema de 5Hz para a rua e descobriram que os condutores se aperceberam do perigo 12 segundos antes.

Também se afastam mais do veículo avariado.

O novo sistema de luzes intermitentes vai, sem dúvida, melhorar a segurança, mas o sistema também envia um sinal digital para alertar os condutores que usam sistemas de navegação dentro do carro ou do smartphone de que existe um perigo pela frente. O aviso precoce permitirá que os condutores se apercebam do perigo muito mais cedo. Além disso, o sistema HELP ativa-se manualmente ou liga-se automaticamente em caso de colisão ou quando se ativa um airbag.

A Tesla vai implementar as alterações nestes veículos existentes através de uma atualização de software. É um passo raro para a Tesla, que normalmente cria os seus próprios sistemas e melhora os programas tradicionais (a Tesla melhorou recentemente o cinto de segurança).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também