Tesla vai mandar alguns condutores vestirem o pijama!

Os proprietários de um Tesla têm agora acesso a uma nova funcionalidade de segurança denominada aviso de sonolência do condutor. Utilizando imagens de uma câmara por cima do espelho retrovisor, este sistema inspeciona o condutor para detetar sinais de sonolência, como bocejar ou pestanejar. Se detectar estes comportamentos, o condutor ouvirá um som de alerta seguido de uma mensagem de aviso no ecrã tátil. Ou seja, o Tesla vai avisar os condutores se estiverem com sono e for melhor vestir o pijama.

Tesla vai mandar alguns condutores vestirem o pijama!

A funcionalidade de Aviso de Sonolência do Condutor só entra em vigor quando o veículo estiver a andar a mais de 64Kms durante 10 minutos sem piloto automático. Este sistema de segurança é opcional e pode ser ligado e desligado na secção Segurança do menu Controlos do veículo. No entanto, se for desativado durante uma condução, é automaticamente reativado quando se inicia um novo ciclo de condução.

silêncio dos automóveis elétricos

Este tipo de sistema de segurança não é novo. Por exemplo, o sistema iDrive da BMW tem esta funcionalidade há vários anos. A monitorização por câmaras internas também tem sido uma solução proposta para manter os condutores embriagados fora da estrada. Mas nem toda a gente é fã da implementação desta tecnologia pela Tesla.

Uma funcionalidade potencialmente incómoda e invasiva

Esta novidade foi recebida com uma reação mista no subreddit dedicado ao popular fabricante de veículos eléctricos, r/Teslamotors. O utilizador Lordofwar13799731 escreveu sarcasticamente que, depois de acordar às 4h30 da manhã, “tenho a certeza de que o sinal sonoro não será extremamente irritante quando o fizer 50 vezes a caminho do trabalho enquanto bocejo”. Outros utilizadores manifestaram preocupações semelhantes quanto ao facto de o sistema ser mais irritante do que útil.

Alguns utilizadores consideraram que a funcionalidade era boa se houvesse uma forma de a desativar. Outros explicaram que os condutores podiam simplesmente desligá-lo se começasse a funcionar mal. Uma queixa comum entre os Redditors foi o facto de a empresa ter dado prioridade às coisas erradas. Muitos consideraram que a Tesla deveria trabalhar para melhorar os limpa para-brisas automáticos e a funcionalidade de condução totalmente autónoma (FSD) em vez desta nova funcionalidade. Alguns argumentaram que uma melhor utilização do novo sistema de segurança seria ativar automaticamente o FSD se detectasse sonolência.

Outra queixa foi o facto de todo o sistema parecer assustador. Os comentários no tópico do Reddit deixaram claro que nem toda a gente quer ver a sua cara gravada enquanto conduz. Embora, supostamente, não se transmitam as gravações para fora do veículo, a menos que o utilizador opte pela partilha de dados, houve relatos de que a Tesla partilhou imagens e vídeos invasivos obtidos a partir das câmaras dos clientes. Por isso, nem toda a gente está convencida com as promessas de privacidade da Tesla.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também